Santos FC e Internacional realizam neste domingo, no Beira Rio, pela nona rodada do Brasileirão, o confronto de número 61 da história dos clubes. O Alvinegro ganhou 24 contra 20 vitórias coloradas e 16 empates. O time santista marcou 81 gols e o time colorado 77.
O Santos FC nunca perdeu para o Inter jogando na Vila Belmiro. Em 15 jogos, foram 11 vitórias.
Em Brasileiros, desde o Roberto Gomes Pedrosa de 1967, são 50 jogos, com 21 vitórias do Santos FC contra 17 vitórias do Internacional e 12 empates. O Peixe marcou 65 e o Colorado 62.
Artilheiro do Santos FC no confronto
O artilheiro santista no confronto é Neymar, com 5 gols. Em sete jogos contra o Internacional, a joia venceu dois, contra uma derrota e quatro empates. Na vice artilharia vem Pelé, com quatro gols. O Rei atuou em oito partidas, vencendo cinco, perdendo duas e empatando uma. Com três gols cada, dois centroavantes com bastante faro de gol: Paulinho Mclaren, o artilheiro do Brasileirão de 1991, com 15 gols, e o artilheiro do Brasileirão de 2008, Kléber Pereira, com 21 gols.
Poucos jogos na história
Por se tratar de dois times centenários e de grande destaque no cenário nacional, a marca de 60 partidas é pequena, já que o primeiro confronto aconteceu apenas em 1935, um empate em 1 a 1 no Rio Grande Sul. Tendo Sacy marcado o primeiro gol do Santos FC na história do duelo.
O segundo confronto demorou mais 14 anos para acontecer: 4 a 0 para o Santos FC jogando no Rio Grande Sul. Gols do arquiteto da bola Antoninho Fernandes, Arthurzinho, Telesca e Juvenal.
O terceiro confronto só foi acontecer 12 anos depois, em 1958. Mais uma vez no Rio Grande do Sul, e, dessa vez, com vitória gaúcha por 5 a 1. Essa é até hoje a maior goleada do Inter do confronto.
Maior goleada do Santos FC
Quase nove anos depois, um novo confronto foi possível graças ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967, o Robertão, o Brasileiro da época! E foi, digamos, com um gostinho especial, já que era março e o Santos já tinha jogado na Argentina, Colômbia, EUA, Chile e Peru. Nas duas primeiras rodadas do Robertão, em Minas (Atlético-MG) e Rio Grande do Sul (Grêmio), mas ainda não tinha atuado para sua torcida! O jogo no Pacaembu, na noite de 15 de março de 1967, apresentou uma goleada por 5 a 1 no quadro santista, com gols de Toninho Guerreiro, Copeu (2), Edu e, para delírio da torcida, Pelé, de pênalti, aos 43 minutos! O suficiente para os jornais estamparem em suas capas: o Rei voltou!
Confira imagens raras do 1º tempo
Santos FC no Beira Rio
Se o Internacional nunca conseguiu a vitória jogando na Vila Belmiro, o Santos já obteve quatro triunfos no estádio do Beira Rio em 27 jogos. Foram 10 empates e 15 vitórias coloradas.
A primeira vitória santista no Beira Rio aconteceu no dia 28/11/1973 pelo Campeonato Brasileiro. O Peixe bateu o time gaúcho por 2 a 0, com gols de Mazinho e Pelé.
Fim do tabu
Pelé tinha parado em 1974 e, desde então, o Santos FC não tinha mais vencido equipes de Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro em Brasileiros. E foi contra o atual campeão, o forte Internacional de Falcão, que o Peixe encerrou o jejum em 27/03/1980, no Morumbi, pela oitava rodada do grupo C: 1 a 0 com gol de Nilton Batata. A vitória deu também o título do grupo e colocou o Santos como segundo na classificação geral!
Jejum do Internacional
Depois do Brasileiro de 1980, voltava o tradicional jejum de confrontos: foram oito anos sem se encontrarem, mesmo disputando o Brasileirão. Isso agravou e muito o jejum de vitórias do time colorado, que ficou de 1978 a 1995 sem vitórias sobre o Santos. Nesse período, foram disputados sete jogos, com quatro vitórias santistas e três empates.
O jogo mais curioso desse jejum certamente foi o encontro de 1992. Logo aos 18 minutos iniciais, o goleiro paraguaio Gato Fernandez tentou catimbar em cima de Paulinho McLaren, batendo a bola perto de seus pés. Paulinho esperou a hora certa do segundo quique da bola, acabando a brincadeira e colocando para o fundo do barbante. Pronto, ali começou a confusão, e no meio dela foram expulsos Marquinhos, Gérson (aquele mesmo revelado pelo Santos FC na Taça SP 84) e o próprio causador do problema, Gato Fernandez. Mas, mesmo jogando contra apenas oito jogadores, o Santos encontrou dificuldades para furar a defensiva do Inter e só aumentou o placar aos 12 minutos do segundo tempo, com Cilinho, que também marcou aos 15, e Axel, aos 21 minutos. Todos em arremates e rebotes de longa distância devido ao “congestionamento” da defesa colorada. Faltando menos de 10 minutos para o fim do prélio, os jogadores do Inter Canhoto e Lima se "contundiram". Com seis jogadores em campo pelo lado do Inter, o árbitro José Roberto Wright encerrou a partida.
Goleada do Santos FC
Brasileirão 1997, grupo B, segunda fase, Santos e Internacional. No Morumbi, o Santos aplicou um sonoro 4 a 0, com gols de Alexandre, Muller, Marcos Assunção e o ex-colorado Caíco. Mas a nota principal do jogo foi a expulsão de Luxemburgo pelo árbitro Cláudio Vinicius Cerdeira. O técnico reclamou da atuação do árbitro, que desfalcou o Santos de 5 titulares.
O artilheiro dos gols bonitos
Em uma das quatro vitórias do Santos no Beira Rio aconteceu um dos gols mais bonitos do confronto! Na vitória de 2 a 1, no dia 02/10/1999, Dodô fez um gol que vale a pena ser conferido! Assista!
Algoz do Santos
Apesar da vantagem alvinegra em confrontos, o Inter eliminou o Santos em duas Copas do Brasil. Em 1997, o Santos venceu por 2 a 0, com gols de Macedo e Robert, na estreia do enfim reformado gramado da Vila. No Beira Rio, o Santos perdeu pelo mesmo placar e a disputa foi para os pênaltis. E depois de Marcos Assunção, Robert e Sandro perderem suas penalidades, o Inter eliminou o Santos ganhando por 3 a 2.
Em 2002, na Vila Belmiro, empate em 3 a 3 com gols de Oséas (2) e Odvan na primeira partida. No Sul, o Santos perdeu por 1 a 0 e deu adeus à competição.
Segunda jamais
A situação do Santos no Brasileiro de 2008 era complicada, e o jogo contra o Internacional era o divisor de águas. Na 35ª rodada, o Inter veio à Vila e perdeu por 1 a 0, com um gol pra lá de estranho. Michael Jackson Quiñónez arrematou muito torto, mas Gustavo Nery desviou contra o próprio gol, aos 24 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o Santos abriu seis pontos da zona da degola. O Peixe não venceu mais nos últimos três jogos (uma derrota e dois empates), mas essa vitória foi suficiente para manter o Alvinegro na primeira divisão!
Mesmo com a péssima campanha em 2008, o Santos venceu seus dois jogos contra o Internacional. No primeiro turno, em Porto Alegre, na estreia de D’Alessandro, Maikon Leite marcou o único gol do jogo.
Um jogo épico
Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2011, o Colorado do técnico Dorival Jr abriu 3 a 0 jogando no Beira Rio. Parecia que a vitória era inevitável. E foi só aos 31 minutos do segundo tempo que Borges diminuiu. Parecia inacreditável, mas Alan Kardec fez o segundo aos 35 e Borges empatou aos 41, com um golaço, seu 14º gol no certame! Um épico na história do confronto. Confira os gols!
Show de Neymar
Em partida valida pela primeira fase da Libertadores 2012, Neymar fez mais uma de suas belas exibições, marcando os três gols da vitória santista por 3 a 1 na Vila Belmiro. Os dois últimos tentos da joia foram de placa. Veja na Santos TV!
No jogo de volta da primeira fase, Alan Kardec marcou o gol de empate para o Peixe no 1 a 1 no Beira Rio. Assista!
Quem já sentiu o gostinho
Do atual elenco santista, só Neymar sentiu o gostinho de marcar contra o time gaúcho, além do auxiliar do técnico Muricy. Tata marcou na derrota santista por 3 a 1 em 1976.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao
