domingo, 19 de maio de 2013

Santistas e corintianos prestigiam o UFC antes da final e se 'encaram'


Enquanto o UFC conquista uma legião de fãs dia após dia no Brasil, a rivalidade entre clubes de futebol pega carona na ascensão do esporte e, cada vez mais, chama a atenção dentro e fora do octógono. Um dia antes da decisão do Campeonato Paulista, entre Santos e Corinthians, torcedores das duas equipes se encontraram em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, para fazer uma espécie de ‘esquenta’ para o clássico que definirá o novo campeão estadual.


ufc torcedores (Foto: Alexandre Lopes)Torcedores de Corinthians e Santos fazem a tradicional 'encarada' em Jaraguá do Sul (Foto: Alexandre Lopes)


O Corinthians já patrocina alguns atletas de MMA, como Anderson Silva e Júnior Cigano. Por outro lado, o Santos ainda não se rendeu aos lutadores e observa tudo de longe. Atualmente, a Baixada Santista possui apenas um atleta no UFC, Charles do Bronx, que lutará no dia 6 de julho contra Frankie Edgar no UFC 162, em Las Vegas. Uma vitória de Charles, que treina no Guarujá, pode garantir uma futura disputa de cinturão contra o campeão da categoria, José Aldo.


Confiantes com a possibilidade do título paulista, já que o Corinthians joga por um empate, dezenas de torcedores do alvinegro da Capital resolveram acompanhar a edição do UFC vestindo o uniforme da equipe.


- A gente sabe que é um jogo difícil. A Vila é um alçapão. Vai ser bem complicado para o Corinthians, mas a torcida está confiante. Acho que 2 a 1 está de bom tamanho - , acredita o funcionário público Ricardo Kusch.



Por outro lado, os santistas estavam em menor número. Mesmo precisando da vitória para garantir o título, os torcedores do Peixe foram para o ‘esquenta’ confiantes no fator casa, já que a equipe precisa apenas de uma vitória por dois gols de diferença, dentro da Vila Belmiro, para conquistar o tetracampeonato. A vitória da equipe de Neymar por apenas um gol leva a decisão para os pênaltis.


- Acho que o Santos tem totais condições de virar o jogo. O Neymar pode decidir a qualquer momento. Estou confiante na vitória do Santos - , rebate o estudante Vítor da Silveira.


Entrando no clima do UFC, Kusch e Silveira resolveram fazer a tradicional encarada, que acontece durante as pesagens do evento, antes de entrar na Arena Jaraguá. Ambos são fãs do UFC e acompanham o evento antes da popularização no Brasil. O ‘tempero’ da rivalidade futebolística agrada os dois.


- As artes marciais estão crescendo muito no Brasil. Essa rivalidade é sadia. Apesar disso, não podemos nunca levar para o lado da violência - , afirma Silveira.


- Torço mais pelo Anderson e pelo Cigano por representarem o Corinthians. Mas é um pouco diferente. A gente sempre torce por uma vitória brasileira, independente do time - , completa Kusch.


Apesar do fairplay praticado pelos fãs do UFC, na hora que a bola rolar na Vila Belmiro as coisas serão diferentes. Pelo menos segundo os torcedores.


- O Chicão é o Anderson Silva e o Neymar o Sonnen. O Chicão vai dar um pau no Neymar - , brinca Kusch.


- O Neymar é o Belfort, porque em um lance define o resultado e nocauteia o oponente. O Santos tem a capacidade de virar o jogo por causa dele - , finaliza Silveira.


MMA, TORCEDORES DE SANTOS E CORINTHIANS, JARAGUÁ DO SUL (Foto: Alexandre Lopes)Torcedor do Peixe acompanha as lutas em Jaraguá do Sul (Foto: Alexandre Lopes)