O atacante Robinho foi denunciado, nesta sexta-feira à tarde, pela procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, na última quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogador foi enquadrado por dupla infração ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode pegar até 12 jogos de suspensão. O processo espera definição de data e Comissão Disciplinar para ser julgado.
Robinho recebeu o segundo cartão amarelo por simular uma falta no meio-campo. Após a punição, o camisa 7 se revoltou com o árbitro Dewson Freitas. Segundo a súmula, o atacante teria apontando o dedo no rosto do juiz e o chamado de "maluco". Ainda conforme Freitas, o santista o puxou pelo ombro e continuou contestando a expulsão. Com base na súmula e nos vídeos da partida, o atleta foi denunciado por simulação e reclamação contra a arbitragem.
- Robinho critica árbitro por expulsão:
"Eu xinguei de tudo quanto é nome" - Robinho pede desculpas a árbitro, e clube espera denúncia para defesa
Ele vai responder por infração ao artigo 258 do CBJD (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código), incisos I (desistir de disputar partida, depois de iniciada, por abandono, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento) e II (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões).
Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, Robinho minimizou o episódio e afirmou que isso não atrapalha a preparação para a partida deste sábado, contra o Flamengo, às 16h20, no Maracanã, pela 26ª rodada do Brasileirão. O jogador disse até que o árbitro deveria ser punido, já que não concordava com a punição recebida na quarta-feira.
Robinho é desfalque certo para o jogo de volta do confronto contra o Botafogo, no próximo dia 16, às 20h30. A partida está marcada para a Vila Belmiro, mas o Peixe tenta levar o encontro para o Pacaembu. Convocado pelo técnico Dunga para os jogos contra Argentina (dia 11, em Pequim, pelo Superclássico das Américas) e Japão (dia 14, em Cingapura), o astro mobilizaria um esquema da diretoria, com avião fretado para agilizar o seu retorno a tempo de ir a campo.
Árbitro relatou na súmula que Robinho apontou o dedo em seu rosto (Foto: Reprodução SporTV)