A décima rodada do Campeonato Paulista, neste fim de semana, contará com um importante clássico. No Morumbi, o Santos joga como mandante diante do Corinthians, no domingo, às 16h. O relembra que as equipes já decidiram até o Campeonato Brasileiro. Em 2002, o Peixe se deu melhor, comandado pela dupla Diego e Robinho, num time que contava ainda com jogadores como Elano , Robert, Fábio Costa , Renato e Léo .
No Brasileirão daquele ano, o Santos foi o oitavo colocado na primeira fase e ficou com a vaga nas quartas de final no saldo de gols, após empate em número de pontos com o Cruzeiro, que foi o nono e ficou de fora. Já o Corinthians passou com folga, em terceiro lugar. No mata-mata, o Santos eliminou São Paulo e Grêmio, enquanto o Corinthians bateu Atlético-MG e Fluminense.
Na decisão, os dois jogos foram disputados no Morumbi, coincidentemente o mesmo palco de domingo. Com quase 60 mil pessoas, o primeiro jogo foi realizado no dia 8 de dezembro, e o Santos venceu por 2 a 0, com gols de Alberto, aos 15 minutos do primeiro tempo, e Renato , aos 44 minutos da etapa final.
O Santos atuou com Fábio Costa; Michel, Preto, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego; Robinho e Alberto. O técnico era Emerson Leão . Já sob o comando de Parreira, o Corinthians era formado por Doni; Rogério, Fábio Luciano, Scheidt e Kléber; Vampeta, Fabrício, Renato Abreu (Leandro) e Deivid (Marcinho); Guilherme e Gil.
Robinho e Diego comemoram no Morumbi o título brasileiro de 2002 (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)
Uma semana depois, no segundo jogo, o Corinthians precisava de uma vitória por dois gols de diferença para ficar com o título. Mais de 74 mil pessoas foram ao Morumbi para a partida que valia a taça. E foi mesma digna de final. O Santos não contava com o artilheiro Alberto, suspenso por três cartões amarelos. E, logo no início do jogo, Diego sentiu uma lesão e precisou ser substituído por Robert.
Tudo parecia conspirar contra o Santos, mas foi o Peixe que abriu o placar, ampliando a vantagem, aos 37 minutos do primeiro tempo. Após pedalar para cima de Rogério, Robinho foi derrubado na área. Na cobrança, ele fez o gol. Mas emoção maior estava reservada para o segundo tempo.
Robinho é marcado de perto por Rogério, que não segurou atacante na decisão do Brasileiro (Foto: Ag. Estado)
Aos 30 minutos, Deivid empatou para o Corinthians. E Anderson, aos 39, virou o jogo. O Corinthians precisava de apenas mais um gol para ser campeão. Mas restava menos de dez minutos para o apito final. O alívio santista só veio aos 43 minutos. Robinho invadiu a área pela direita e centrou para Elano, que empatou a partida. E por fim, aos 47, Léo fez o terceiro gol do Santos e sacramentou o título.
No Campeonato Paulista deste ano, o Santos é o quarto colocado com 17 pontos, após nove rodadas. Já o Santos está no limite da zona de classificação, no oitavo lugar, com 14 pontos.
Assista aos vídeos do "É Gol!!!"