Odílio Rodrigues ataca formato do estadual
(Foto: Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC )
O vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, detonou a fórmula de disputa do Campeonato Paulista. A competição tem 19 rodadas na primeira fase, por pontos corridos, em que os oito melhores colocados se classificam para a fase eliminatória, na qual a vantagem dos líderes é fazer o jogo único das quartas de final e da semifinal em casa - na decisão, a segunda partida também é de mando da equipe que somou mais pontos nas fases anteriores.
O dirigente cita o exemplo do público de 11.912 pessoas no clássico do último domingo, entre Palmeiras e Santos, no Pacaembu, considerado decepcionante por ele. Odílio diz que as seleções acabam "competindo" com os clubes ao convocar os principais atletas, como Neymar e Montillo.
- Você tira os melhores artistas do show em um campeonato que todos sabem: nesse momento não tem nenhum valor. Não há nenhum efeito lá na frente para os oito classificados. Essa fórmula tinha de ser estudada. Sabemos que há uma porção de elementos políticos para se colocar 20, 30 ou 40 clubes. Mas a realidade é que o campeonato não poderia ter tantas datas - criticou, em entrevista ao programa "Radar Esportivo", da TV COM, de Santos.
- Não tem sentido esse número de rodadas. Todos sabem que os quatro grandes vão se classificar, com outras quatro equipes. É um campeonato pouco atrativo. O torcedor vai guardar dinheiro para o mata-mata, ali começa o campeonato - disse.
Odílio, inclusive, atrela a redução de receitas do Santos com bilheteria - caiu de R$ 38,2 milhões em 2011 para R$ 17,4 milhões nesse ano - aos problemas de calendário do futebol brasileiro. Atualmente, o Peixe divulga o número de 60 mil sócios.