Aos 37 anos, David Beckham foi em 2012 o jogador mais bem pago do planeta , apesar de não ter conquistado nenhum título. Quinto lugar na lista, Neymar pode seguir o mesmo caminho do inglês. A opinião é do correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery. Para o jornalista britânico, que mora no Brasil desde 1994, o atacante do Santos precisa se destacar internacionalmente, para não ser visto também como craque, não apenas como uma celebridade do futebol.
- A comparação é muito válida. Eu deixei a Inglaterra quando o Beckham estava começando a carreira. É muito bom jogador, pega muito bem na bola, mas tem as suas limitações. Eu nunca consegui entender por que ele tem todo esse nome, virou ícone. E nunca deu uma entrevista interessante. É uma coisa sustentada em marketing. Neymar é mais habilidoso que Beckham, tem um futuro brilhante pela frente. Mas nunca conseguiu brilhar internacionalmente também - afirmou o jornalista.
Neymar conheceu Beckham em viagem aos EUA em outubro de 2011 (Foto: Divulgação)
No entanto, Tim Vickery elogia a dedicação de Neymar para atuar pelo Santos e pela Seleção no máximo de partidas possível. O atacante esteve em campo, em Londres, em amistoso entre Brasil e Rússia na segunda-feira. Na quinta, já estava na Vila Belmiro, para duelo entre o Peixe e o Mogi Mirim.
- Foi o preço a pagar para ficar no Brasil, os contratos de publicidade. O jogador sul-americano, e o brasileiro especialmente, faz sacrifícios para defender a sua seleção. Dificilmente, um europeu faria o mesmo esforço. Neymar já jogou pela Seleção na Suécia e, no dia seguinte, pelo Santos no Brasil. É impossível um europeu fazer a mesma coisa. O amor dele pelo futebol precisa ser destacado.
- Neymar pode ser reserva da seleção brasileira? Comentaristas opinam
- Veja outros vídeos do 'Redação SporTV'
Neymar não faz um gol, somando os jogos do Santos e da Seleção, há seis partidas. Para o comentarista do SporTV André Loffredo, o excesso de compromissos publicitários está atrapalhando a carreira do atacante.
- Eu tenho a impressão que os compromissos aumentaram neste ano. Não é só fazer publicidade, mas também existe a exposição necessária para ser uma estrela. Ele precisa estar em festas, eventos, estar presente onde as coisas estão sendo vistas e faladas. Isso parece prejudicar o trabalho do Neymar em campo.
Com Neymar, o Santos enfrenta o Oeste no domingo, às 18h30m (de Brasília), em Itápolis. O Peixe está na terceira posição do Paulistão, com 29 pontos.