terça-feira, 26 de março de 2013

Palmilhas ortopédicas: o segredo de astros como Neymar e Ronaldinho


Um dos segredos do talento de jogadores como Neymar , Ronaldinho Gaúcho e Novak Djokovic está debaixo dos pés. Assim como muitos atletas, tanto amadores ou profissionais, eles usam palmilhas ortopédicas desenvolvidas pelo fisioterapeuta israelense Tamir Kfir.


O esteve em Savyon, nos arredores da capital Tel Aviv, em Israel, e acompanhou o processo de fabricação do equipamento. O primeiro passo é reproduzir a forma exata dos pés em um molde. A partir daí, uma série de camadas de diferentes tecidos são adicionadas para criar uma palmilha fiel ao físico do usuário.


Segundo Kfir, o processo ainda conta com a digitalização em 3D do corpo dos atletas. O cruzamento de informações do scanner com imagens reais permite ajustar o produto de acordo com a pisada.


Palmilhas de Kfir são usadas por R10, Neymar e Marcelo (Foto: Reprodução SporTV)Palmilhas de Kfir são usadas por R10, Neymar e

Marcelo (Foto: Reprodução SporTV)


- Nós cruzamos imagens de clientes, como Ronaldinho e Neymar, de como eles jogam no campo, com nosso sistema de laser. Daí, podemos analisar seus movimentos em 3D no gramado - explica Kfir.


Além de R10 e Neymar, o zagueiro Thiago Silva, do PSG, e o jogador de basquete da NBA Vince Carter também são conhecidos por usar as palmilhas de Kfir. Segundo ele, cada equipamento é desenvolvido de acordo com o esporte.


- O objetivo é dar mais potência ao atleta. No basquete, por exemplo, é preciso pular alto. É preciso priorizar o impulso. Na corrida, o peso sobre a palmilha aumenta em até sete vezes - aponta.


Kfir conta que as palmilhas podem durar de 2 mil a 5 mil km. Segundo o fisioterapeuta, o importante no processo de fabricação é olhar com atenção para cada cliente.


- Diferentes empresas no mundo desenvolvem o material que usamos. Usamos entre 8 a 10 camadas dessa espuma especial em cada palmilha - define.


Acompanhe os vídeos do "SporTV News"