Bolt no Rio: Engenhão não preocupa campeão
olímpico (Foto: Lydia Gismondi)
Usain Bolt está no Rio de Janeiro. O homem mais rápido do mundo chegou às 6h da manhã desta quinta-feira na cidade, onde no próximo domingo vai disputar o "Bolt contra o Tempo", prova dos 150m na pista montada na praia de Copacabana. Horas depois de aterrissar, ele falou da expectativa em correr em terras cariocas, do futuro do atletismo no Brasil e do que pretende fazer fora das pistas: ir a uma boate, ver as mulheres na praia e conhecer Neymar.
- Vai ser a minha primeira prova de velocidade na temporada. Já tive a oportunidade de correr em uma pista na rua (em Manchester, 2009), mas vai ser interessante ter a oportunidade de correr em Copacabana.
Os problemas da cidade olímpica também já chegaram ao seu conhecimento. O jamaicano minimizou os problemas sobre o fechamento do Engenhão, local das provas do atletismo no Rio 2016:
- Os Jogos vão começar daqui a três anos. Tem tempo para acertar isso até lá. Problemas como esses acontecem em qualquer lugar do mundo - disse.
Bolt acredita que o atletismo ganhará mais popularidade no Brasil. Ele reconhece que no país, o futebol domina. E quem domina no futebol brasileiro:
- Eu gosto muito de futebol. Tem um jogador que eu gostaria muito de encontrar que é o Neymar .
No domingo, Bolt vai enfrentar o antiguano Daniel Bailey, o equatoriano Alex Quiñones e um representante brasileiro, que sairá de uma bateria qualificatória no sábado entre Sandro Viana, Bruno Lins, Nilson André e Aílson Feitosa. O jamaicano tentará superar o melhor tempo do mundo na prova de 150m (14s35), dele mesmo. A prova principal será transmitida ao vivo dentro do Esporte Espetacular, da TV Globo.
Além do evento principal, a pista receberá um desafio feminino, entre as brasileiras Rosângela Santos, Vanda Gomes, Evelyn Santos e Franciele Graças, e um duelo paralímpico. Alan Fonteles, campeão dos 200m T44 dos Jogos de Londres e recordista mundial, vai correr contra o americano Jerome Singleton, prata nos 100m em Pequim 2008 e considerado um dos atletas mais velozes da atualidade.
Esta é a segunda vez que Bolt vem ao Brasil. No ano passado também esteve no Rio, mas apenas para turismo. Ele visitou o Cristo Redentor e passeou de helicóptero.