Por mais que se tente, fugir dos estereótipos para falar do meia argentino Patito Rodríguez não é possível. Ele é provocador, encrenqueiro. Quando o convidamos para participar de um desafio Brasil x Argentina no videogame, ele mandou recado pela assessoria de imprensa do Santos:
- Não jogo futebol no videogame, mas vou participar só para humilhar quem jogar comigo!
Patito Rodríguez teve algumas dificuldades para se adaptar ao novo país, mas logo conseguiu. Ele já tem até um jeito malandro e brincalhão – estereotipando também o povo brasileiro. Fora que já conhecia bem o Santos quando chegou ao clube.
Ao final de sua primeira partida como profissional, em 2008, no Independiente da Argentina, foi perguntado por um repórter sobre quem era seu maior espelho no futebol e nem hesitou ao declarar: Robinho. O meia também sabia o que sua família contava sobre o clube, desde Pelé. Na Argentina, ele tinha até fã clube do Rei dentro de casa:
– Olha que absurdo, minha vó queria namorar o Pelé! Queria que eu os apresentasse quando vim para cá. Mas, infelizmente, ela ficou doente e não conseguiu vir conhecê-lo.
Patito Rodriguez usa malandragem durante entrevista ao Globoesporte.com (Foto: Diogo Venturelli)
Da Argentina, Patito também trouxe boas recordações e bagagem para perseguir seu sonho de brilhar em um clube brasileiro. Lembra, com orgulho, de certa vez que enfrentou Messi, pelas categorias de base – ele pela direita e Messi pela esquerda.
– Eu estava marcando o Messi. Não peguei em uma bola. Ele deitou em mim!
Mesmo ainda sem atingir o sucesso que espera, Patito tem paciência. O meia diz ter grandes amigos no elenco e adora a cidade de Santos. Quando a saudade da Argentina bate, vai com a namorada até a casa dos conterrâneos e companheiros de time Miralles e Montillo para preparar um jantar típico de seu país. No cardápio, carne e empanada.
Patito também é muito amigo do goleiro Rafael e do zagueiro David Braz, que o ajudaram com sua dificuldade em se adaptar ao Brasil. Mas, agora, o meia já se sente em casa. Foi o que deu para perceber no jeito e nas histórias que ele contou enquanto enfrentava o Globoesporte.com no videogame. Mas também não perdeu o jeitão argentino, catimbeiro. Dá uma olhada no vídeo acima para ver o que o Patito aprontou neste desafio.
Patito Rodriguez levou a melhor sobre o repórter do Globoesporte.com (Foto: Diogo Venturelli)