domingo, 10 de março de 2013

Del Bosque e Bobby Charlton apoiam decisão de Neymar continuar no Brasil


Neymar no jogo amistoso do Brasil x Inglaterra (Foto: Reuters)Del Bosque cobra melhores atuações de Neymar

com a camisa amarelinha (Foto: Reuters)


A pergunta é recorrente: Neymar precisa jogar na Europa para se consolidar como um dos melhores jogadores do mundo? No Brasil, o ex-treinador da Seleção, Mano Menezes, criou polêmica ao dizer que sim, mas neste domingo o Santos ganhou colaboradores de peso na missão de manter pelo maior tempo possível o craque na Vila Belmiro. No Rio de Janeiro para o Laureus, o “Oscar do Esporte”, Vicente Del Bosque, técnico da Espanha, e Bobby Charlton, ex-jogador inglês e dirigente do Manchester United, apoiaram o atacante na decisão de permanecer "em casa".


Expoente no país apontado como destino iminente de Neymar , seja para defender Real Madrid ou Barcelona, Vicente Del Bosque demonstrou conhecimento sobre os feitos do santista e lembrou que o Brasileirão tem crescido em prestígio a cada ano. Ex-jogador e treinador merengue, o espanhol acredita ainda que o atacante carece apenas de atuações mais convincentes com a camisa do Brasil para que se estabeleça também internacionalmente como um dos melhores.


- Está jogando em seu país, está se desenvolvendo como jogador e não tem por que sair obrigatoriamente para o futebol europeu. Está muito bem em seu clube. Muitos jogadores também estão voltando. O Brasil tem uma liga caseira importante. O que falta é um pouco de constatação como jogador da seleção brasileira. Melhores atuações. Eles acabaram perdendo as Olimpíadas - lembrou o campeão mundial e europeu com a Fúria.



Já Sir Bobby Charlton não se mostrou tão bem informado sobre o jovem do Santos. Em um primeiro momento, até perguntou “quem?” ao ouvir o nome de Neymar para em seguida se desculpar e explicar que imaginou que tratar-se de algum atleta da Premier League. Após identificar o brasileiro, o campeão do mundo em 1966 pela Inglaterra adotou tom político, mas seguiu a linha de raciocínio de Del Bosque ao dizer que o status independe do país onde o atleta está jogando.


- Talvez algumas pessoas criticam, falam que ele deve jogar fora para alcançar o melhor futebol, mas eu não posso falar isso. Não posso falar muito sobre este assunto, até por não ser o meu time. Sou diretor de um time, que é o Manchester United. Então, não seria corretor falar nada sobre negociações. Se ele me perguntasse, diria que se ele tiver um bom treinador e amor pelo jogo, ele pode alcançar um grande nível.


Constantemente especulado no futebol europeu, principalmente espanhol, Neymar tem contrato com o Santos até a metade de 2014. Recentemente, no entanto, ele já admitiu a possibilidade de deixar o clube antes. O atacante está entre os indicados ao prêmio de revelação do ano no Laureus, o "Oscar do Esporte", que será entregue segunda-feira no Rio de Janeiro.