Pelé não sente mais dores e poderá andar
normalmente (Foto: Reprodução/TV Globo)
Foram mais de 1200 gols em 21 anos de carreira que fizeram de Pelé o rei do futebol. Depois disso, seguiram-se anos e mais anos de compromissos de “realeza”, até que chegou o momento de descansar, deixar o tênis e a caminhada de lado, mesmo que a contragosto. Aos 72 anos, Pelé teve de passar por uma cirurgia no quadril no último sábado. Para o ortopedista que o operou, o procedimento foi necessário para reparar os efeitos do esforço de uma vida ativa.
– O Pelé tinha um desgaste da articulação que chamamos de artrose, em que você vai consumindo a cartilagem tanto da cabeça do fêmur como do encaixe da bacia. Isso é fruto de toda essa atividade física dele durante anos e anos. Ele sempre esteve ativo, com futebol, tênis e tudo mais. Parte dessa conta vem desses mil e tantos gols e a atividade que ele sempre manteve depois de tudo isso – disse o médico Roberto Dantas Queiroz.
– O Pelé, de um ano pra cá, vinha sentindo desgaste do quadril. Ele sempre foi uma pessoa ativa e começou a sentir um pouquinho de desconforto nas atividades dele de caminhar e jogar tênis – explica Flávia Kurtz, filha do Rei.
A intervenção cirúrgica em Pelé durou cerca de 1h30m e foi bem sucedida. No procedimento, os médicos implantaram uma prótese total de quadril, que é uma plástica da articulação. Foi retirada a cabeça do fêmur do Rei e encaixada uma peça de cerâmica no local.
Ainda internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Pelé já iniciou as sessões de fisioterapia. Ele deve ter alta nesta quinta-feira, mas não vê a hora de voltar à sua rotina.
– Ele está super bem, está completamente sem dor. A evolução está sendo ótima, então temos de segurar o cara, porque ele está querendo já sair correndo – conta Flávia Kurtz.
A princípio, Pelé caminhará com auxilio por algumas semanas, enquanto a cirurgia não está cicatrizada. A equipe médica que o operou acredita que o Rei esteja apto a praticar atividades físicas novamente entre quatro e seis meses.
Clique e veja vídeos do Santos