Emerson Palmieri, em treino do Santos
(Foto: Bruno Giufrida / Divulgação Santos FC)
Parte da torcida já o queria observar em campo há um tempo. No Conselho Deliberativo do Santos, não faltavam cobranças ao técnico Muricy Ramalho para que ele tivesse uma chance. O momento chegou. Neste domingo, às 18h30 (de Brasília), diante do Atlético Sorocaba, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista, Emerson Palmieri, 19 anos, será o titular da lateral-esquerda, na vaga de Léo, poupado. É a primeira oportunidade do garoto no time principal em 2013, ideal para se firmar, de vez, como a primeira opção ao veterano camisa 3 no elenco.
Trata-se da segunda chance que Emerson terá para convencer Muricy desde que apareceu na equipe profissional do Santos, no ano passado. O lateral iniciou 2012 como titular, devido às férias dos jogadores que estiveram no Mundial de Clubes. Ele participou dos quatro primeiros jogos do Santos no ano, mas com o retorno de Léo e companhia, retornou ao elenco sub-20.
Emerson, no entanto, não saiu da mira de Muricy, mas viveu uma temporada difícil, marcada por lesões que o afastaram, inclusive, da reta final do Campeonato Paulista Sub-20 do ano passado - do qual o Santos foi campeão - e do início da Copa São Paulo. As contusões foram recordadas pelo técnico em recente entrevista coletiva, quando questionado sobre o motivo de não ter utilizado o garoto com maior frequência na última temporada.
- O Emerson teve sequência boa no ano passado, mas sofreu com algumas contusões. É uma esperança para o futuro. No momento certo, vamos colocar os jogadores - resumiu, à ocasião.
Em 2013, as boas aparições de Emerson na reta final da Copinha (da qual sagrou-se campeão com o Santos) chamaram outra vez atenção de Muricy, que o reintegrou ao elenco profissional. Faltava só a oportunidade de mostrar serviço em campo. O problema é que a concorrência não era fácil. Além de Léo, o jogador ainda disputaria espaço com Guilherme Santos e Paulo Henrique (também formado na base santista). O maior "rival" era mesmo o ex-Figueirense, que acabara de ser contratado e chegou à Vila Belmiro com status de titular.
No entanto, as fracas atuações de Guilherme Santos, muito criticado pelos torcedores por causa da dificuldade na marcação, deram a brecha para que Emerson ganhasse a preferência de Muricy. Diante do Atlético Sorocaba, o ex-lateral-esquerdo da Seleção sub-17 - que, inclusive, é o único jogador do elenco nascido em Santos - terá nas mãos a oportunidade que aguarda há um ano.
Clique e assista a vídeos do Santos