Alívio para a torcida do Santos. Em julgamento na tarde desta segunda-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol, Neymar foi punido apenas com um jogo de suspensão pela expulsão na derrota por 3 a 1 para a Ponte Preta, no último dia 17, em Campinas. Como já cumpriu, ficando fora da vitória por 2 a 1 sobre o XV de Piracicaba, o atacante estará liberado depois da partida de domingo, contra o Atlético Sorocaba - nesse caso, ele está suspenso pelo terceiro cartão amarelo levado no clássico diante do Corinthians, domingo.
Segundo informa o site Justiça Desportiva, a decisão foi unânime no julgamento desta tarde, na sede da Federação Paulista. Havia a possibilidade de a punição ser maior.
Neymar foi expulso contra a Macaca depois de confusão com o lateral-direito Artur, que também foi punido com um jogo. Ambos receberam cartão vermelho. O atacante deu um tapa na mão do rival, depois de ter seu rosto agarrado. As infrações foram relatadas na súmula da partida, pelo árbitro Luiz Flávio de Oliveira. A punição máxima poderia ser até de 15 jogos.
O julgamento pela expulsão estava marcado para a última segunda-feira (25 de fevereiro), mas o Santos conseguiu um efeito suspensivo para ter o craque liberado para enfrentar o Corinthians. Sua atuação, porém, não foi boa no empate sem gols, no Morumbi.
Como se não bastasse, ele recebeu cartão amarelo por simulação, que o deixa suspenso do jogo contra o Atlético Sorocaba, no próximo domingo, às 18h30m, no interior.
A expulsão diante da Macaca foi a quinta na carreira de Neymar, que está prestes a completar quatro anos como profissional.
Neymar recebe o cartão vermelho na partida contra a Ponte Preta, em Campinas (Foto: Ag. Estado)