A marca de 100% de aproveitamento em 2015 já não pertence a nenhum clube da elite do futebol brasileiro. Neste domingo, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Ituano, pelo Campeonato Paulista, e deixou o seleto grupo que contém apenas três equipes. De acordo com levantamento do jornal “Correio Braziliense”, agora é um “trio minúsculo” que detém o feito de ter acumulado somente vitórias na temporada: Atlético de Itapemirim e Rio Branco, do Espírito Santo, e São José de Ribamar, do Maranhão.
O diário destaca que bastou um mês para que todos os 20 times da elite do Brasileirão tropeçassem ao menos uma vez, deixando de ganhar o total de pontos em jogo. O Cruzeiro, bicampeão brasileiro, estreou no Mineiro com um empate diante da Caldense. O jornal mostra que o duelo opunha duas folhas salariais bem diferentes: R$ 6 milhões do time celeste contra $ 200 mil da equipe de Poços de Caldas.
Ituano e Corinthians ficaram no 1 a 1 (Foto: Marcos Ribolli)
O pior representante da Série A até agora é o Avaí, que voltou à elite este ano. O time venceu pela primeira vez no domingo, ao superar o Marcílio Dias por 4 a 3, fora de casa. Entre os 12 clubes considerados os maiores do país, a dupla gaúcha Grêmio e Internacional registram os piores aproveitamentos: 50% e 57,1%, respectivamente.
Entre os times que somente saíram de campo vitoriosos, o Atlético de Itapemirim manda seus jogos em um estádio para 1000 pessoas e nunca conquistou um título, mas lidera o Grupo Sul do estadual do Espírito Santo – são cinco gols de saldo e três triunfos em três jogos. No Grupo Norte, o Rio Branco soma as mesmas três vitórias, perdendo a liderança apenas pelo saldo de três tentos. Fundado em 2007, o São José de Ribamar tem duas vitórias em dois duelos no Campeonato Maranhense.