sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Santos aposta em marketing para evitar antecipação de receitas em 2015


Modesto Roma Júnior Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Modesto Roma Júnior estuda maneiras de atrair mais receitas para o Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Após conseguir pagar os jogadores em dia em janeiro, o Santos aposta no departamento de marketing para evitar novos problemas financeiros. O objetivo do Peixe, a partir de agora, é realizar ações e fechar parcerias para adquirir o máximo de recursos possível, evitando recorrer a outros meios, como antecipação de cotas de televisão - isso foi feito em 2014, pela gestão comandada por Odílio Rodrigues, o que zerou esse tipo de receita para este ano.


Em entrevista coletiva na última quinta-feira, o presidente Modesto Roma Júnior garantiu que o Alvinegro pagou os salários do último mês com recursos próprios, após buscar empréstimos para acertar os vencimentos que estavam atrasados desde outubro. Ele admite, porém, que será difícil manter o ritmo nos próximos meses.



Precisamos buscar receita. Onde elas estão? No marketing"


Modesto Roma



O orçamento aprovado para esta temporada prevê R$ 33 milhões em patrocínios para o uniforme. Só com o espaço no peito e nas costas, considerado o mais nobre, a intenção é receber R$ 18 milhões. No entanto, o clube tem tido dificuldade para preencher a camisa – atualmente, apenas uma empresa tem sua marca exposta, nas mangas, por R$ 7,5 milhões anuais.


Para o clássico contra o São Paulo, na última quarta, o Santos fechou um patrocínio pontual, que se repetirá no duelo com o Palmeiras, pelo Paulista. A mesma companhia entregou ao clube um caminhão que será utilizado como museu itinerante. Ainda haverá também um veículo semelhante para montagem de uma loja móvel e outro que será usado como estúdio para produção de um programa de TV que pretende encontrar jovens talentos para o futebol.


- Precisamos buscar receitas. Onde elas estão? No marketing. Vamos trabalhar, mas dificilmente o departamento vai suprir toda a necessidade de caixa do clube - disse o cartola.


Truckvan Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Caminhão que estampará a marca do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Justamente por acreditar que patrocínios e parcerias não serão suficientes para solucionar todos os problemas santistas, o dirigente admite outras opções para arcar com seus compromissos, inclusive a antecipação das verbas de direitos de transmissão. Modesto, entretanto, não quer repetir o que foi feito por seu antecessor e diz que, se for o caso, utilizará esse expediente parcialmente apenas, para não comprometer a arrecadação de 2016.


- Vamos ter de adiantar receitas. Você chega em um banco e pede o empréstimo em cima de um recebível. Mas temos de evitar ao máximo isso. Quando tivermos que fazer, damos uma receita (futura) como garantia para honrar os compromissos - completou.


Quando assumiu, em janeiro, Modesto afirmou que a administração anterior havia consumido toda a arrecadação de TV prevista para este ano – cerca de R$ 60 milhões.


*Colaborou sob supervisão de Leandro Canônico