O Flamengo reencontra nesta quarta-feira, às 22h, um algoz do passado no estádio Bento Freitas, em Pelotas. O Brasil de Pelotas, que derrotou o Rubro-Negro carioca duas vezes seguidas em Campeonatos Brasileiros na década de 1980, é o rival desta noite na Copa do Brasil. O duelo tem transmissão ao vivo do SporTV2. O "É Gol!!! na Memória" relembrou os dois duelos históricos. (assista ao vídeo)
Mesmo com um time considerado muito superior, o Flamengo penou nas duas vezes em que visitou o Bento Freitas. O primeiro confronto contra o Brasil, em Pelotas, foi disputado na segunda fase do Campeonato Brasileiro de 1984. Vitória do time da casa por 1 a 0, um golaço de Chico Fraga cobrando falta. Mesmo assim o Fla passaria de fase, sendo eliminado pelo Corinthians nas quartas de final.
Zico em campo, contra o Brasil-RS pelo Nacional de 1985 (Foto: Antônio Vargas / Agência RBS)
Porém, o duelo mais lembrado pelo torcedor xavante ocorreu no ano seguinte. Com Zico, o Flamengo encarou o Brasil de Pelotas mais uma vez pela segunda fase do Brasileirão. Mas o time da casa não sentiu a pressão, e saiu na frente aproveitando uma falha incrível da zada flamenguista. O lateral-direito Leandro cabeceou para trás, o zagueiro Mozer e o goleiro Fillol se atrapalharam e a bola sobrou para Bira abrir o placar. No segundo tempo, Júnior Brasília avançou desde o campo de defesa e tentou cruzar. A bola subiu demais e acabou encobrindo Fillol. O Brasil venceu por 2 a 0 e segui adiante na competição, onde seria eliminado apenas na semifinal pelo Bangu.
Nos outros dois jogos realizados pelas duas equipes, no Maracanã, o Flamengo levou a melhor vencendo por 3 a 0, em 1984, e por 1 a 0 no ano seguinte.