segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Em reformulação, defesa do Santos se destaca e ofusca "DNA ofensivo"


Ricardo Oliveira, David Braz, Santos (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)David Braz sobe mais alto que Ricardo Oliveira durante treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)


O Santos se define como o clube que marcou mais gols na história do futebol: já balançou as redes adversárias 12.108 vezes. Em 2015, porém, pelo menos por enquanto, a equipe comandada por Enderson Moreira está deixando de lado o "DNA ofensivo", como os torcedores gostam de chamar o estilo de jogo santista. Nos cinco jogos do Campeonato Paulista, o Peixe se destacou mais pela defesa consistente do que pelo poder de seu ataque.


Setor que passou pela maior reformulação para esta temporada, a defesa está mostrando entrosamento no Estadual. O time sofreu apenas um gol no Paulistão e tem a zaga menos vazada do campeonato, ao lado do Corinthians, mas com dois jogos a mais. Além disso, Chiquinho, contra o Ituano, e David Braz, diante do São Bernardo, balançaram as redes adversárias uma vez cada.


Dos titulares de 2014, apenas Victor Ferraz e Braz seguem no setor defensivo. Vanderlei, Werley e Chiquinho foram contratados no início deste ano e já fazem parte dos 11 titulares. Gustavo Henrique iniciou a temporada jogando, mas foi para o banco de reservas após o empate em 0 a 0 com o Mogi Mirim.


Substituto de Aranha, Vanderlei é, até agora, o principal nome entre os defensores. Contra o São Paulo, em sua segunda partida com a camisa do Santos, o goleiro fez duas ótimas defesas e garantiu a igualdade sem gols.


Vanderlei Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)Vanderlei se destacou na partida contra o São Paulo, na Vila Belmiro (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


Tudo isso tem ofuscado, em partes, o ataque do Peixe, que tem seis gols marcados. O setor de criação santista funcionou nos últimos jogos, mas os atletas falharam na hora de superar o goleiro adversário. No último sábado, contra o São Bernardo, por exemplo, o Alvinegro criou quatro ótimas chances, além do lance do gol, mas desperdiçou todas. Robinho reconhece que os companheiros e ele precisam aprimorar a pontaria.


- O time está dando uma evoluída. Estamos criando, mas falta caprichar mais nas finalizações - disse o atacante após a vitória por 1 a 0 no ABC Paulista.


O técnico Enderson Moreira também tem dito durante as entrevistas que os jogadores precisam de mais tranquilidade na hora de finalizar, mas minimiza o problema e destaca as chances criadas. O Santos iniciou 2015 com Robinho, Geuvânio e Thiago Ribeiro, que teve uma tendinite no joelho direito e deu lugar a Ricardo Oliveira no time titular.


*Colaborou sob supervisão de Leonardo Lourenço