Cittadini vem treinando em separado do elenco e poderia fazer parte da equipe sub-23 (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)
O Santos pretende criar uma equipe sub-23 ainda nesta temporada. A diretoria estuda uma maneira de implantar a categoria para aproveitar atletas que saem das categorias de base, mas não têm maturidade suficiente para disputar posições na equipe principal.
A ideia é que os atletas dessa divisão trabalhem em conjunto com o elenco profissional, mas disputando competições específicas para que sejam avaliados em jogos e não apenas em treinos. O projeto é do diretor executivo Dagoberto Santos, que implantou esse modelo no Atlético-PR, de 2011 a 2013.
Na época, ele determinou que o Furacão jogasse o Campeonato Paranaense apenas com jogadores sub-23, e a equipe principal tivesse um tempo maior de preparação para Brasileirão e Libertadores. Em 2013, o Atlético acabou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação e classificado para a Libertadores.
Atualmente, 15 dos 30 atletas do elenco alvinegro têm menos de 23 anos. Destes 15, apenas cinco costumam ser aproveitados entre os titulares por Enderson Moreira: Gustavo Henrique, Alison, Caju, Geuvânio e Gabriel. Jogadores como Diego Cardoso e Léo Cittadini poderiam fazer parte dessa categoria sub-23.