terça-feira, 24 de junho de 2014

Atualmente no Santos, lateral-direito relembra infância humilde no interior


Daniel Guedes Zé Carlos Santos (Foto: Mateus Ramos / Santos FC)Daniel Guedes renovou contrato com o Santos até 2016 (Foto: Mateus Ramos / Santos FC)


Revelado nas escolinhas de base de João Ramalho, cidade do interior de São Paulo, e com passagens pelas categorias menores de clubes como Marília e São Paulo, o lateral-direito Daniel Guedes da Silva, 20 anos, comemora a promoção ao time principal do Santos e a renovação de seu contrato até o final de 2016.


Ao falar de sua trajetória antes da atual conquista, ele se emociona ao voltar no tempo e recordar a infância humilde na cidade do interior paulista.


- Após treinar em várias escolinhas da região, fui convidado para jogar nas categorias de base do Marília. Fiquei uns dois anos e infelizmente tive que sair; eles me prometeram algumas coisas e não cumpriram. Eu perdi meu pai muito cedo, somos em três irmãos e na época eu precisei parar para ajudar a minha mãe nas despesas de casa - diz.


Longe dos gramados, o lateral conta que arrumou um trabalho como pintor e chegou até a receber duras críticas de algumas pessoas por ter abandonado o futebol. Porém, seis meses depois recebeu uma proposta para jogar na base do Tricolor, algo que ele classifica como a chance da sua vida.


- Estava saindo para o trabalho e me deparei com um amigo dizendo que tinha um treinador da base do São Paulo querendo falar comigo e a partir daí as coisas começaram a acontecer. Fui contratado e fiquei dois anos no clube do Morumbi, onde disputei vários jogos e posteriormente tive a chance de vir jogar no Santos.


Daniel Guedes Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra AzevedoDivulgação Santos FC)Daniel Guedes é natural de João Ramalho, interior de SP (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação Santos FC)


No clube da Vila Belmiro desde 2011 e recém-promovido ao time principal, o jogador teve o seu contrato renovado por mais dois anos. Feliz em vestir a camisa santista, ele fala o quanto sua vida mudou.


- Eu me lembro que em 2002 estava em casa assistindo o Santos conquistar o Campeonato Brasileiro com um grande elenco. Quando cheguei aqui tive o privilégio de treinar o Léo, remanescente daquele título, e agora treino com o Renato na equipe profissional. Muita coisa mudou; hoje consegui dar uma casa para a minha mãe, tenho o meu próprio carro e jogo em um grande clube do país. Nem sei explicar o meu sentimento de felicidade, só quero poder dar a resposta dentro de campo e quem sabe um dia chegar na Seleção.


Perguntado sobre a postura do técnico Osvaldo de Oliveira e a possibilidade de fazer sua estreia entre os titulares, Daniel foi direto.


- O professor Osvaldo é muito justo, sincero e honesto em suas palavras. Saber que ele confia no meu trabalho é muito gratificante. Vou continuar treinando forte, para quando aparecer a minha oportunidade eu mostrar um bom futebol e ajudar o Santos no que for necessário.