Coutinho é o terceiro maior artilheiro do Santos e foi campeão da Copa do Mundo pelo Brasil em 1962 (Foto: Divulgação Santos FC)
Ídolo do Santos e campeão da Copa do Mundo em 1962, o ex-jogador Coutinho completa 71 anos nesta quarta-feira. Internado em um hospital de São Paulo após amputar um dedo do pé direito por causa de complicações causadas pelo diabetes, ele segue sem previsão de alta.
- Ainda estou no hospital e não tenho previsão de alta. O médico chegou. Vou ter que desligar - disse rapidamente por telefone o terceiro maior artilheiro do Peixe, com 370 gols em 457 jogos.
Natural de Piracicaba, no interior paulista, Coutinho formou com Pelé letal dupla de ataque no quase invencível Alvinegro Praiano nas décadas de 50, 60 e 70. Até hoje, é o jogador mais jovem a atuar no time profissional do Santos. Sua estreia aconteceu no dia 17 de maio de 1958, em Goiânia, na vitória por 7 a 1 sobre o Sírio-Libanês. Na oportunidade, ele tinha 14 anos e 11 meses e marcou um gol.
Pela seleção brasileira, Coutinho foi campeão da Copa do Mundo de 1962. Ele seria titular na conquista, mas se contundiu às vésperas da competição e perdeu a vaga para Vavá. Sua história com a camisa amarelinha foi curta: 13 jogos e seis gols. Além do Peixe e do Brasil, ele também defendeu Vitória, Portuguesa, Bangu, Saad e Atlas (do México).
Aos 71 anos, Coutinho convive com o diabetes. Por causa dela, já amputou dois dedos do pé e está internado na unidade do Paraíso do Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, há três semanas.