A parada do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo é a justificativa de treinadores e jogadores para dar esperança aos torcedores. Quando o time vai mal, o discurso comum é que a equipe vai melhorar, porque terá mais tempo para treinar durante a paralisação do Brasileirão. Mas será que a condição das equipes realmente muda durante a pausa para o Mundial? O fez um raio-x das paradas do Nacional para as duas últimas Copas, em 2006 e 2010. Nas duas oportunidades, o campeão daquele ano já estava no G-4. Já do rebaixamento, dos oito times que estavam no Z-4, a maioria (cinco) conseguiu se salvar.
Em 2006, o campeonato foi paralisado com 10 rodadas, e o G-4 tinha, pela ordem, Cruzeiro (21 pontos), Internacional (21 pontos), São Paulo (20 pontos) e Fluminense (19 pontos). Ao final do Brasileirão, o Tricolor Paulista se sagrou campeão, com o Inter como vice. Cruzeiro e Fluminense não permaneceram entre os quatro melhores e terminaram na 10ª e 15ª colocação, respectivamente.
O G-4 do Brasileirão de 2006 (Foto: Reprodução SporTV)
Já na zona de rebaixamento estavam o Fortaleza (10 pontos), o Corinthians (nove), o Palmeiras (quatro), e o Santa Cruz (três). Após o retorno da Copa, os rivais paulistas se salvaram da degola. O Timão terminou o Campeonato Brasileiro em 9º e o Alviverde, em 16º. Já o Fortaleza caiu, na 18º posição, e o Santa foi rebaixado como lanterna.
O Z-4 do Brasileirão de 2006 (Foto: Reprodução SporTV)
O Brasileirão de 2010 sofreu a pausa depois de sete rodadas. Naquele momento, Corinthians (17 pontos), Ceará (17 pontos), Fluminense (15 pontos), e Santos (12 pontos) eram os quatro melhores times do torneio. Assim como em 2006, só dois times conseguiram permanecer no G-4. O Corinthians terminou em 3º e o Flu foi o campeão. O Ceará não manteve a boa campanha e acabou em 12º lugar. E o Santos também ficou fora da Libertadores, na 8ª posição.
O G-4 do Brasileirão de 2010 (Foto: Reprodução SporTV)
Dos times que estavam no Z-4, só o Barueri confirmou a queda e terminou o Brasileirão na última colocação. Junto da time paulista, que estava no 18º lugar com cinco pontos, estavam o Atlético-MG (seis), Vasco (cinco), e Atlético-GO (quatro).
O Z-4 do Brasileirão de 2010 (Foto: Reprodução SporTV)
Um dos poucos padrões encontrados na análise das duas últimas paralisações do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo foi que o time comandado por Muricy Ramalho estava no G-4 e foi campeão. Um bom sinal para a torcida do São Paulo, que ocupa atualmente a 4ª posição.