Renato fará o papel de Cícero contra Criciúma (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
Com a saída de Cícero, o técnico Oswaldo de Oliveira tem a missão de encontrar um novo meia que funcione como “elemento surpresa” no ataque do Santos. Dois jogadores despontam como candidatos à função deixada pelo ex-camisa 8 santista: os volantes Alan Santos e Renato . O segundo será titular no domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Criciúma, em São Bernardo do Campo, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro – o primeiro está suspenso.
Na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, na última quinta-feira, coube a Alan Santos fazer o papel de Cícero – Renato iniciou o jogo no banco. Na bola parada, Alan virou uma das referências para o jogo aéreo. A estratégia deu certo: foi em uma cabeçada dele que o Peixe fez o primeiro gol da partida, disputada em Feira de Santana.
Neste domingo, com a ausência de Alan Santos, Renato volta à equipe titular – a princípio para exercer a mesma função: auxiliar Arouca na marcação e apoiar o ataque. Não se trata de uma função nova para o volante, mesmo no Santos. No time campeão brasileiro em 2002, o jogador dava combate no meio-campo e subia para ajudar o quarteto formado por Elano, Diego, Robinho e Alberto, seja participando de jogadas ou marcando gols – foram 26 nas 227 partidas de sua primeira passagem no clube, entre 2000 e 2004.
Suspenso contra o Criciúma, Alan Santos fez gol na última 5ª (Foto: Ricardo Saibun / Santos FC)
Antes mesmo de Cícero ser negociado, Alan Santos já vinha marcando mais presença ofensiva que o normal, com chutes de fora da área. Em um deles, na vitória por 2 a 1 sobre o Princesa do Solimões, na Arena da Amazônia, marcou seu primeiro gol no Peixe.
Já Renato foi um reforço indicado por Oswaldo e que o Peixe tentou viabilizar com urgência. Tanto que o treinador o escalou como titular assim que o camisa 35 foi liberado pela CBF.
O Santos corre atrás de caras novas para o setor. O Alvinegro já negocia com o volante Souza, do Cruzeiro. Cleiton Xavier, do Metalist Kharkiv, da Ucrânia, e Giuliano, do Dnipro, da Rússia, são outras opções estudadas pelo Comitê de Gestão. O meia-atacante Julio Baptista, do Cruzeiro, é considerado difícil e foi praticamente descartado pelos dirigentes. Mas, até qualquer contratação ser confirmada, Alan Santos e Renato devem mesmo se revezar para fazer a torcida esquecer Cícero de vez.