segunda-feira, 9 de junho de 2014

Santos repete 2013, procura reforços e tenta melhorar aproveitamento


Odílio Rodrigues Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)Odílio Rodrigues já admitiu a necessidade de reforços (Foto: Ivan Storti/Divulgação Santos FC)


A diretoria do Santos trabalha para anunciar, nesta semana, os primeiros reforços para o segundo semestre. Além de confirmar a contratação do volante Souza, emprestado pelo Cruzeiro, o clube deve fechar com o lateral-direito Victor Ferraz, do Coritiba. A corrida por novas peças para o elenco faz lembrar a temporada passada, quando o Peixe também contratou por atacado visando a metade final de 2013. Em 2014, os dirigentes torcem por um melhor aproveitamento no mercado de transferências.


Em 2013, além de perder Neymar e Muricy Ramalho, o Alvinegro Praiano foi para o intervalo no Brasileirão antes da Copa das Confederações na incômoda 16ª colocação, com apenas cinco pontos. Com a equipe perigosamente perto da zona do rebaixamento, a diretoria foi muito pressionada e correu atrás de reforços. Entre junho e agosto, chegaram os laterais Cicinho e Eugenio Mena, o volante Misael, o meia Renato Abreu e os atacantes Thiago Ribeiro e Everton Costa.


Dos seis, Cicinho, Mena e Thiago Ribeiro seguem no clube - todos como titulares. Herói na conquista da Copa do Brasil Sub-20, Misael deixou a Vila Belmiro ao se envolver em duas polêmicas: uma briga durante a excursão do time sub-23 à Ásia, em setembro e outubro, e o atraso de três dias na reapresentação do elenco sub-20 que disputaria a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele sequer entrou em campo pelo time principal.


Renato Abreu e Everton Costa foram mais aproveitados, mas também não emplacaram. O meia fez nove jogos e marcou um gol. Mesmo assim, não convenceu a diretoria. Já o atacante entrou em campo 17 vezes e balançou as redes em duas oportunidades, mas também não teve seu contrato renovado.


Em 2014, o panorama é um pouco melhor. O Santos entrou no recesso da Copa do Mundo mais bem colocado no Brasileirão, na 10ª colocação, distante apenas cinco pontos do líder Cruzeiro. Mas, a exemplo do ano passado, também perdeu uma peça importante: o meia Cícero, negociado com o Fluminense.


Além de Souza e Victor Ferraz, estão nos planos o zagueiro Dória (Botafogo), o meia Marlone (Cruzeiro) e os atacantes Fernandinho (Al-Jazira, dos Emirados Árabes) e Eduardo Vargas (Napoli, da Itália). Depois de encerrar a temporada passada com um déficit de R$ 40,6 milhões, a esperança na Vila Belmiro é de que, em 2014, as tacadas sejam mais certeiras.