segunda-feira, 14 de julho de 2014

Conselheiros do Santos fazem teste de votação à distância nesta quarta


Odílio Rodrigues Santos (Foto: Bruno Giufrida)Odílio Rodrigues não deve ser candidato a presidente do Santos (Foto: Bruno Giufrida)


Os conselheiros do Santos farão um teste de votação à distância, pela internet, na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, das 10 às 18h. Caso seja aprovado posteriormente, o novo modelo será utilizado nas próximas eleições presidenciais do clube, marcadas para dezembro deste ano. A novidade foi comunicada na última reunião extraordinária do Conselho Deliberativo.


Segundo Ricardo Campanário, presidente da Comissão Eleitoral do Peixe, a mudança não irá influenciar na transparência do processo eleitoral santista. Conselheiros da oposição, porém, não são a favor da aplicação do voto à distância.


- Continuamos dando o máximo de transparência possível ao processo. Todas as dúvidas serão explicadas. Tudo vai simular o que irá acontecer se aprovarmos o voto à distância. A votação pela internet, além de ter um caráter inclusivo, proporciona segurança e modernidade a todo o processo eleitoral – explica Campanário.


Os conselheiros do Santos ainda receberão um convite, por e-mail, para o simulador eleitoral na Vila Belmiro. No teste, eles terão de confirmar dados pessoais, como CPF, matrícula e nome, e serão conduzidos à área virtual de votação. Na sequência, irá aparecer uma pergunta simbólica na tela do computador com três opções de resposta: uma deve ser escolhida.


- O teste vai servir para nos dar subsídios para aprimorarmos o processo até a eleição. Essa ideia partiu de um dos conselheiros do Clube. Os conselheiros, já no teste, verão que não se trata de nenhum mecanismo muito complexo. Trata-se de uma ferramenta segura e bem formatada – completou.


A Comissão Eleitoral foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Alvinegro em fevereiro. O objetivo dela é discutir diversas mudanças no processo eleitoral, inclusive a criação de voto à distância. De acordo com o parágrafo segundo do Artigo 29 do Estatuto Social do clube, cidades a mais de 50 km de Santos que tenham acima de 500 associados aptos para votar podem ter urnas eletrônicas, mas devem ser listadas devidamente no edital de convocação das eleições.