quinta-feira, 17 de julho de 2014

Lucas Lima se inspira em Ganso, mas minimiza rótulo de "maestro"


Desde a saída de Paulo Henrique Ganso, há dois anos, o Santos procura um novo “maestro”. A busca, ao que parece, terminou. Na Vila Belmiro desde fevereiro, Lucas Lima precisou de quase quatro meses para convencer o treinador Oswaldo de Oliveira de que poderia ser titular. Quando ganhou a chance, porém, não desperdiçou. As boas atuações, que recolocaram o Peixe na trilha dos gols e das vitórias, credenciaram o meia ao apelido de seu antecessor – o que o camisa 20 minimiza, encarando o rótulo com timidez e bom humor.


- Os moleques é que brincam. Alguns chamam mesmo de maestro, o Gabriel é um deles... Eu não sei (risos). Não me vejo assim. Tento ser o organizador, fazer o time jogar. Se puder ajudar com passes ou gols, isso é o que importa – afirmou, ao GloboEsporte.com.


Lucas Lima no treino do Santos (Foto: Lincoln Chaves)A bola está com ele: Lucas Lima tem sido o principal destaque do Santos no Brasileirão (Foto: Lincoln Chaves)


Ex-treinador de Lucas Lima no Inter de Limeira, Euzébio Gonçalves, o Lelo, já comparou o meia ao próprio Ganso. O ex-camisa 10 do Santos, de fato, é a inspiração do novo “maestro” da Vila, titular do meio-campo alvinegro nos últimos oito jogos da equipe.


- Eu me espelho nele (Ganso) sim, pela qualidade dele. A visão de jogo dele são poucos meias que têm no mundo. Acredito que eu me movimento um pouco mais, mas vejo as coisas boas e tento melhorar cada vez mais – disse.


Lucas Lima chegou ao Santos como anônimo, apesar de ter custado R$ 5 milhões, pagos pelo Santos ao Internacional, com financiamento da Doyen Sports. Na época, a esperança da torcida era a volta de Diego – o que não aconteceu. Pouco aproveitado no Campeonato Paulista (foram só quatro partidas), o meia iniciou o Campeonato Brasileiro na reserva. Uma desconfiança que não surpreendeu ao camisa 20.


- Acho que era normal. Muitos não acompanharam a Série B que eu fiz (pelo Sport), então eu tratei naturalmente. Quando chega (a oportunidade) tem de mostrar valor. Mas, graças a Deus, as chances estão aparecendo – comentou.


Lucas Lima Santos (Foto: Lincoln Chaves)Vitória sobre o Princesa marcou a arrancada de Lucas Lima no Santos (Foto: Lincoln Chaves)


A carência de gols e de oportunidades criadas fez Oswaldo a apostar em Lucas Lima no jogo contra o Princesa do Solimões, na Arena da Amazônia, na Copa do Brasil. Apesar da fragilidade do rival, ele foi o destaque da partida - vencida pelo Peixe por 2 a 1. O meia não deixou mais a equipe e, embora não se considere titular absoluto, não esconde que vive a melhor fase de sua ainda jovem carreira.


- Estou confiante, a parte física está excelente. Tecnicamente e taticamente, esse é o meu melhor momento – disse o meia, de 24 anos.


Nos últimos oito jogos, todos com Lucas Lima em campo, foram cinco vitórias, dois empates e só uma derrota, com 15 gols marcados – um deles pelo próprio meia. Oswaldo de Oliveira está bastante satisfeito com seu comandado, que será titular outra vez no clássico desta quinta-feira, contra o Palmeiras, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 10ª rodada do Brasileirão.


- O Lucas Lima é um jovem que desempenha uma função de grande responsabilidade. Talvez, pelo nosso formato, seja a de mais importância. E tem a organização, a técnica que faz a equipe funcionar. Ele cresceu muito, inclusive fisicamente, na parte emocional – elogiou.