quinta-feira, 10 de julho de 2014

Versátil, Lucas Lima deixa "anonimato" e se firma como maestro do Santos


Quando chegou ao Santos, em fevereiro, Lucas Lima foi recebido com desconfiança. O torcedor esperava nomes já consagrados, como o do ídolo Diego – que acabou emprestado ao Atlético de Madri. O investimento para contratação do meia (R$ 5 milhões), cedido pelo Doyen Sports, foi questionado. Cinco meses depois, o cenário mudou. O camisa 20, que espaço nas partidas que antecederam a Copa do Mundo, é quem vai ditar o ritmo do Peixe para o segundo semestre.


No coletivo realizado no treino da última quarta-feira, no CT Rei Pelé, Lucas Lima comandou as ações, aproximando-se dos defensores para ajudar na saída de bola e correndo para o ataque, atuando como quarto homem de frente, com Gabriel, Rildo e Geuvânio. Com visão apurada, o meia distribuiu passes açucarados para os atacantes, iniciando praticamente todas as jogadas ofensivas do time titular, que goleou por 5 a 1 – o camisa 20 fez um dos gol.


Lucas Lima meia Santos (Foto: Ivan Storti / Santos FC)Lucas Lima pode se tornar o novo "maestro" do Peixe (Foto: Ivan Storti / Santos FC)


O técnico Oswaldo de Oliveira começou a apostar em Lucas Lima apenas recentemente. Foram só 17 atuações nas 32 partidas do Santos no primeiro semestre. No Campeonato Paulista, o meia fez apenas quatro jogos (apenas um como titular) e ficou fora da reta final do estadual. O início do Campeonato Brasileiro, porém, evidenciou a dificuldade santista na criação de jogadas. Em três compromissos, um gol marcado e poucas chances reais de gol.


A entrada de Lucas Lima coincidiu com a melhora do poderio ofensivo do Alvinegro. Da vitória por 2 a 1 sobre o Princesa do Solimões (pela Copa do Brasil) em diante, o meia se firmou de vez e não saiu da equipe. Desde então, foram sete jogos, com quatro vitórias, dois empates e só uma derrota, além de 13 gols marcados – um deles pelo próprio armador.


O Santos volta a campo no dia 17, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, contra o Palmeiras, pela 10ª rodada do Brasileirão. Será o primeiro clássico do meia como titular. O provável time terá: Aranha; Victor Ferraz, David Braz, Bruno Uvini (Edu Dracena) e Eugenio Mena; Arouca, Alison (Souza) e Lucas Lima; Geuvânio, Rildo (Thiago Ribeiro) e Gabriel.