sexta-feira, 18 de julho de 2014

Qual deveria ser o maior "legado" da Copa para o futebol brasileiro? Vote!


Comemoração da Alemanha contra o Brasil (Foto: Agência Reuters)Comemoração da Alemanha contra o Brasil

(Foto: Agência Reuters)


Há 10 dias da goleada de 7 a 1 aplicada pela Alemanha sobre o Brasil, o resultado ainda ecoa sobre o nosso esporte bretão. A Copa do Mundo mostrou que o país está atrasado em relação ao futebol da Europa. As principais diferenças são no padrão tático, arbitragem e conforto nos estádios. Então, o "Arena SporTV" quer saber: Qual deveria ser o maior "legado" da Copa para o futebol brasileiro?


A renovação tática se mostrou necessária diante da dificuldade de vencer as partidas contra adversários considerados mais fracos e a derrota para Alemanha e Holanda. A Copa do Mundo pode deixar no Brasil um padrão mais próximo dos europeus.


A principal novidade da arbitragem foi o uso da tecnologia da linha do gol. Também chamaram a atenção, o spray, o aumento do tempo de acréscimo e os trios de arbitragem fixos. Este último recurso já foi adaptado no Brasileirão. A CBF adotou as equipes especiais de arbitragem, que devem funcionar como os trios fixos, mas não tem este nome, pois a entidade não garante o mesmo time de árbitros em todos os jogos devido a questões de logística. Já a tecnologia do gol ainda está longe de ser utilizada no Brasileirão. A CBF alega que os custos de instalçao e manutenção do recurso tecnológico são muito altos, além de apenas 12 estádios do país poderem receber a tecnoliga. O spray foi utilizado por aqui antes de ir ao Mundial, e para o tempo de acréscimo subir, basta uma orientação da comissão de arbitragem.


Os serviços e conforto das arenas que receberam jogos da Copa do Mundo foram muito superiores ao que se vê nos principais campeonatos do país. Porém, a questão da melhoria dos estádios esbarra no aumento do preço dos ingressos, o que pode diminuir o público das classes menos favorecidas. Uma alternativa seria o subsídio cruzado, em que os ingressos das áreas mais caras ficam ainda mais caros a fim de diminuir o custo dos bilhetes populares.