sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Luis Alvaro intervém e Santos fica perto de acerto com jovem Gabigol


Bruno Cassucci - 14/09/2012 - 08:00 São Paulo (SP)


Santos x Palmeiras - Paulista Infantil - Gabriel Barbosa (Foto: Pedro Ernesto Guerra/SFC)


O jovem atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, de 16 anos, deve assinar o primeiro contrato profissional dele com o Santos na próxima semana. Depois de duas reuniões sem sucesso entre os representantes do jogador e dirigentes do Peixe, o presidente alvinegro Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro entrou na negociação, que se encaminha para um final feliz.


Na última quinta-feira, o mandatário alvinegro e o superintendente de esportes, Felipe Faro, se reuniram com o pai do garoto, Valdemir Barbosa, e o agente dele, Wagner Ribeiro. As partes chegaram a um acordo quanto as bases salariais, falta apenas definir como será a divisão dos direitos econômicos do atleta. Porém, diferentemente dos últimos encontros, há um entendimento quanto ao assunto. Há duas possibilidades: o Santos ficar com 60% e a família do jogador com o restante ou o Peixe comprar 10% e ficar com 70%. A resposta santista será dada na próxima terça-feira.


Antes, as tratativas estavam emperradas pois o Alvinegro desejava ficar com 70% dos direitos do atleta, que, por sua vez, não abria mão de parcela de 40%, estipulada no contrato de formação que tem com o Peixe, firmado na gestão do ex-presidente Marcelo Teixeira.


Gabigol prioriza seguir na Vila Belmiro, onde está há oito anos, mas já recebeu sondagens de diversos clubes, inclusive do São Paulo.


Além de aumento salarial (atualmente, Gabriel ganha R$ 18 mil mensais), o Santos ofereceu contrato ao atleta por três anos, até o fim de 2015, tempo permitido para o primeiro vínculo profissional. Além disso, será feito um plano de carreira, com a oferta de uma série de benefícios ao jogador.


A expectativa é de que o jogador fique na equipe Sub-17 até o fim de novembro, quando se juntará ao elenco Sub-20 para a preparação da Copa São Paulo de Futebol Junior, em 2013. Caso Gabigol tenha bom rendimento na competição, pode ser integrado à equipe profissional na próxima temporada, aos 16 anos, assim como o "parça" Victor Andrade. Há, porém, a possibilidade dessas etapas serem antecipadas, já que o técnico Muricy Ramalho gosta do atacante.