Takamasa Watanabe, técnico da base do Urawa (esq.), conheceu o Peixe (Foto: Lincoln Chaves)
Representantes do Urawa Reds, do Campeonato Japonês, visitaram o Santos nesta semana para conhecer as categorias de base do Alvinegro. De acordo com Takamasa Watanabe, treinador do sub-15 do Urawa, a ideia foi entender o trabalho feito na formação de finalizadores, tendo como principal inspiração o atacante Neymar.
- O Santos é o time onde Neymar fez toda sua base. Queríamos saber o que feito aqui (no clube) e o que é diferente do que existe no Japão. Eu creio que a grande diferença está no passe final. Nós, japoneses, temos bons meio-campistas, mas falta esse diferencial, esse finalizador – disse Watanabe.
O treinador está no Brasil acompanhado de Noboyuka Hosaka, ex-jogador e, atualmente, dono de uma franquia das escolinhas de futebol do Urawa. Eles acompanharam, nas últimas semanas, a Copa Brasil sub-15, disputada em Laranjal Paulista, no interior de São Paulo – o torneio teve como campeão o Figueirense.
Watanabe também elogiou o técnico Oswaldo de Oliveira, que trabalhou no Japão entre 2007 e 2011 no comando do Kashima Antlers.
- Ele (Oswaldo) valoriza a pessoa, o ser humano, e não só o jogador. Essa é sua maior qualidade – comentou o técnico japonês, que volta para casa nesta quarta-feira.