Talvez o Bahia não tenha sido a primeira opção de muita gente na 2ª rodada do Cartola. O jogo era diante do Figueirense, fora de casa, embora longe do Orlando Scarpelli. E esse detalhe pode ter feito toda a diferença. Na Arena Barueri, em São Paulo, o Figueira, que perdera mando de campo após confusão num clássico contra o Avaí, perdeu também o jogo. O Bahia se impôs, venceu por 2 a 0 (veja os gols) e ainda colocou na seleção do Cartola quatro nomes: Titi , Lincoln e Fahel , além do técnico Marquinhos Santos, que pegou carona na boa média de seus comandados. Vitória e Corinthians levaram dois jogadores cada para os 11 melhores.
Não é preciso rechear o time com jogadores ofensivos para pontuar bem no Cartola FC. Prova disso é que no Top 5 de maiores pontuadores da rodada #2 estão três defensores e dois centroavantes. O grande nome da vez foi Dinei , que fez de tudo um pouco em campo, mas não conseguiu garantir o triunfo do Vitória sobre o Atlético-PR: gol, assistência, duas roubadas de bola, três finalizações e ainda duas faltas recebidas. Todo esse dinamismo lhe rendeu 19.00 pontos, embora o 2 a 2 tenha castigado o Leão, que chegou a abrir 2 a 0.
Dinei vibra muito com seu gol: atacante fez alegria dos cartoleiros (Foto: Edson Ruiz/Agência Estado)
Rafael Moura fez parecido com Dinei. Viu seu Internacional abrir vantagem de dois gols sobre o Botafogo e sofrer um lamentável empate por 2 a 2. Mas o He-Man deixou dois gols na conta, além de uma finalização defendida e duas faltas sofridas. No entanto, em pontos, anotou menos que Dinei: 15,90.
Os defensores do Top 5 compuseram zagas que não vazaram. Mais do que isso, ainda foram ao ataque. Gil e Fábio Santos ficaram em terceiro (15,80 pontos) e quarto (13,50), com direito a gol do zagueiro em assistência do lateral. De quebra, eles pararam o Flamengo com três roubadas de bola juntos. Por último, o Bahia volta à cena com Titi, que apareceu na frente para dar toque de cabeça decisivo para o volante Fahel marcar. O xerifão levou 13,30 pontos, também por ter conseguido roubar três bolas.
LÉO MOURA, BRESSAN E LUCAS DECEPCIONAM
Léo Moura tenta justificar que fazia sua primeira falta, mas juiz dá vermelho (Foto: Agência Estado - RENATO SILVESTRE/ESTADÃO CONTEÚDO)
Ninguém gosta de encontrar jogadores com números em vermelho quando vai olhar seu time no Cartola. Mas alguns, ao serem expulsos, acabam prejudicando esquemas, reais ou virtuais. Léo Moura , do Flamengo, deu carrinho em Petros, do Corinthians, e deixou o campo ainda no primeiro tempo. No intervalo, quem o escalou já sabia que iria descontar -6,30 pontos da pontuação, devido a uma outra falta e um passe errado.
Bressan, do Grêmio, também levou o vermelho e foi para o chuveiro mais cedo tendo cometido apenas duas falta no jogo. Resultado: -5,50 pontos. O terceiro posto é de Lucas, do Botafogo, que chegou a atenuar sua baixa pontuação com uma assistência para o gol de Emerson Sheik, mas não teve jeito. Ele errou 13 passes (recorde da rodada), fez cinco faltas, foi expulso e... -4,20 na conta. O zagueiro Dão, do Vitória, levou um amarelo, fez três faltas e um passe errado, totalizando -3,80. Leonardo Silva fecha a lista dos piores com -3,50, graças a um cartão amarelo e seis faltas cometidas.
Neto Baiano: não teve dancinha no fim de semana (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Na segunda rodada do Brasileirão, o Cartola FC teve 1.341.735 times atualizados dos 1.610.767 ativos em 2014. São 451.742 ligas até o momento, e as maiores torcidas do Brasil são as mais presentes no jogo. O Flamengo tem 498.242 representantes, seguido do Corinthians, com 406.746 times.
Na Liga Nacional, o maior pontuador deste fim de semana foi o "zincamec f c", do cartoleiro diga, que mandou muito bem e fez 121.96 pontos. Logo atrás aparece o "F.C.TIPO", do presidente everson amaral, que marcou 115.55 pontos.
O jogador mais escalado pelos cartoleiros foi Neto Baiano. O atacante, que custava C$ 8,63, não foi bem e teve sorte em valorizar 0.91 com seus 2.10 pontos.
No esquema 4-4-2, a seleção completa dos mais escalados pelos cartoleiros conta com: Marcelo Lomba (Bahia), Fagner (Corinthians), Durval, Ferron (Sport) e Juan (Vitória); Marcos Assunção (Figueirense), Aránguiz (Internacional), Jadson (Corinthians) e Ricardo Goulart (Cruzeiro); Neto Baiano (Sport) e Rafael Sobis (Fluminense). O técnico Eduardo Baptista, do Sport, foi o preferido dos internautas.