segunda-feira, 21 de abril de 2014

Rodada dos goleiros: Brasileirão começa com grandes defesas


O Campeonato Brasileiro começou neste fim de semana com baixa média de gols: 1,6 por partida. E, em parte, por culpa dos goleiros. A primeira rodada da competição teve atuações destacadas dos arqueiros. Três deles foram os melhores em campo nas notas atribuídas pelo GloboEsporte.com no Troféu Armando Nogueira: Fernando Prass, do Palmeiras, Magrão, do Sport, e Victor, do Atlético-MG. Outros se destacaram mesmo em casos de derrotas de suas equipes. (Veja alguns lances no vídeo acima)


Victor confirmou a ótima fase e evitou que o Galo perdesse para o Corinthians. Ele fez defesa à queima-roupa aos 44 minutos do segundo tempo, em chute de Guerrero. E foi eficiente ao longo do restante da partida, encerrada com empate por 0 a 0.



Fernando Prass até poderia ter evitado o gol do Criciúma no primeiro tempo, mas a vitória do Palmeiras foi consequência direta de sua atuação na etapa final. Fez quatro defesas difíceis na partida, a melhor delas frente a frente com Eduardo, do Tigre.


Destaque também para Magrão, do Sport, que levou a melhor nota do empate por 1 a 1 com o Santos, ao lado de Cicinho, Patric e Durval. Outro que se destacou foi Renan, do Goiás, um dos responsáveis por sua equipe segurar empate por 0 a 0 com o Flamengo no Maracanã. Ele segurou a barra em momentos de pressão do adversário, salvando inclusive conclusão de Alecsandro na pequena área.


Dez dos 20 goleiros não foram vazados na rodada de abertura. E alguns se destacaram mesmo na derrota, casos de Jefferson e Volpi


E nem derrotas foram capazes de tirar o destaque de goleiros em outras partidas. Jefferson, do Botafogo, não teve qualquer culpa pelos 3 a 0 sofridos contra o São Paulo. E ainda evitou derrota maior no Morumbi - ao defender, por exemplo, pancada de Pabón no final da partida. Rogério Ceni, no mesmo jogo, também teve atuação muito segura.


Tiago Volpi é um caso ainda mais curioso que o de Jefferson. O goleiro do Figueirense também levou 3 a 0, mas teve ainda mais trabalho que o colega de profissão. Fez cinco defesas difíceis e evitou uma goleada do Fluminense no Maracanã no sábado.


Dos 20 goleiros que foram a campo no fim de semana na Série A, dez não foram vazados: Cássio (Corinthians), Danilo (Chapecoense), Dida (Inter), Diego Cavalieri (Fluminense), Felipe (Flamengo), Renan (Goiás), Rogério Ceni (São Paulo), Santos (Atlético-PR), Vanderlei (Coritiba) e Victor (Atlético-MG).


Notas dos goleiros no Troféu Armando Nogueira:


Victor (Atlético-MG): 8,5

Fernando Prass (Palmeiras): 7,5

Cássio (Corinthians): 7,0

Jefferson (Botafogo): 7,0

Magrão (Sport): 7,0

Renan (Goiás): 7,0

Rogério Ceni (São Paulo): 7,0

Tiago Volpi (Figueirense): 7,0

Santos (Atlético-PR): 6,5

Wilson (Vitória): 6,5

Aranha (Santos): 6,0

Dida (Inter): 6,0

Diego Cavalieri (Fluminense): 6,0

Fábio (Cruzeiro): 6,0

Felipe (Flamengo): 6,0

Vanderlei (Coritiba): 6,0

Marcelo Lomba (Bahia): 5,5

Bruno (Criciúma): 5,0

Danilo (Chapecoense): 5,0

Busatto (Grêmio): 4,0