segunda-feira, 21 de abril de 2014

Com desarmes, velocidade e passes, Cicinho é o "motorzinho" do Santos


Na prática, a função primordial de Cicinho é defender. Desde que chegou ao Santos, há quase um ano, porém, ele não se destaca só na marcação. O lateral-direito tem sido uma das principais válvulas ofensivas do Peixe. No empate por 1 a 1 com o Sport, domingo, na Vila Belmiro, ele chamou a responsabilidade e ofuscou o “quinteto mágico” formado por Cícero, Gabriel, Geuvânio, Leandro Damião e Thiago Ribeiro.


Melhor lateral-direito do último Campeonato Paulista, o camisa 4 roubou bolas, movimentou-se por todo o gramado, armou contra-ataques e sofreu faltas. Por pouco, não deixou sua marca, ao acertar a trave logo no início do jogo, após lance iniciado por ele próprio. Os números ratificam o protagonismo de Cicinho. Com a postura defensiva do Sport, especialmente no primeiro tempo, ele virou ponta. Muito acionado, foi o santista mais calçado na partida, sofrendo cinco das 22 faltas cometidas pelo Leão.



A postura ofensiva não significa que Cicinho não tenha participado da defesa. O camisa 4 foi o alvinegro que mais bolas roubou (cinco) e que, até por isso, mais faltas cometeu (quatro). Foram seus desarmes que originaram lances como a bola na trave que ele próprio chutou, aos cinco minutos do primeiro tempo, e uma triangulação que também envolveu Leandro Damião e Gabriel, aos 16 – o goleiro Magrão defendeu e o lateral Renê afastou o perigo.


O detalhe é que Cicinho foi, ainda, uma espécie de “garçom”. Ele distribuiu passes (32 ao todo, sendo o santista que mais trabalhou a bola na partida) e foi eficiente no fundamento - 84,37% de acerto. Tamanha foi a liberdade que o lateral do Peixe não se limitou a cair pela direita. Em vários momentos, ele também se movimentou pelo meio, dando opção aos atacantes.


O Santos, de Cicinho, volta a campo sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Coritiba, no Couto Pereira, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe somou seu primeiro ponto na competição e, por enquanto, ocupa a sétima posição.


Cicinho Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Incansável, Cicinho foi o destaque da estreia santista no Brasileirão (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)