domingo, 29 de dezembro de 2013

Ao L!Net, Cafu apoia o Bom Senso F.C.: 'Greve não é uma má ideia'


Marcelo Braga - 29/12/2013 - 08:09 Enviado especial a Assunção (PAR)


Cafu Copa do Mundo Brasil 2014 (Foto: Christophe Simon/ AFP)


Há duas semanas, Cafu entrou no avião ao lado de Regina, esposa homenageada com uma mensagem de amor em sua camiseta em 2002, no momento em que ergueu o troféu do título mundial pela Seleção Brasileira, e ouviu uma piada:


– E aí Cafu, cadê a taça? – perguntou um brasileiro à bordo.


– Está no bagageiro – brincou.


E MAIS

> Bom Senso pretende ser ouvido em todo o país

> Marin contraria Bom Senso e se diz democrático


O ex-lateral-direito, hoje membro do Comitê Organizador Local (COL), é uma autoridade em Copa do Mundo. Pelo menos dentro de campo. Afinal, foram três finais consecutivas – 1994, 1998 e 2002. Feito que só ele conseguiu.


Mas nem só de Copa fala Cafu. Ao LANCE!Net, antes do sorteio dos grupos da Copa Libertadores, no Paraguai, no dia 12, o ex-jogador mostrou apoio ao Bom Senso F.C. e disse que, no próximo ano, os protestos devem se intensificar. Confira:


L!Net: O que acha do Bom Senso?

Acho que tem que ser mais forte. Fazer sentir realmente que nós queremos alguma mudança no futebol, para o lado bom. Tem que fazer mais barulho, e quando falo mais barulho, é fazer com que os dirigentes de futebol realmente escutem o que é reivindicado. São coisas que realmente são necessárias para a melhora do futebol.


L!Net: Só vão ouvir se houver greve?

De repente, não é uma má ideia. Vão sentir quando essa manifestação for forte e com todos os atletas reunidos. Quando você quer reivindicar algo, tem e reunir todo mundo mesmo. A força será bem maior.


L!Net: Participou ou presenciou algo parecido quando jogou na Europa?

Na Europa o sindicato funciona bastante, então quando há qualquer reclamação feita pelos jogadores, eles têm força para ir nos clubes e federações para reclamar por eles.


L!Net: Gostou do grupo do Brasil na Copa (Croácia, México e Camarões) ?

Um grupo bom, não tão fácil como todos estão falando. Mas se o Brasil pegar firme tem plenas condições de passar em primeiro, sem dúvidas.


L!Net: Você já disputou jogos de Eliminatórias no Brasil. A torcida ajudará?

Nossa, pode dar 100% de força. Você jogar uma Copa do Mundo no seu país, tendo a torcida a seu favor, é tudo. Mas se tivermos ela contra, será uma catástrofe para o futebol brasileiro e para os jogadores. O apoio externo será de extrema importância.


L!Net: Na Copa das Confederações, porém, muitas manifestações aconteceram nas ruas contra a Copa. Caso voltem, a influência será grande?

Pode influenciar tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Na Copa das Confederações foi para o positivo, vimos todo mundo cantando o hino nacional, honrando sua bandeira, sua pátria. É claro que no meio de manifestações democráticas aparecem vândalos, que foi o que aconteceu, mas dentro de campo os jogadores se comportaram bem, até porque os resultados apareceram.


L!Net: Espanha ou Holanda logo de cara nas oitavas. Há o que temer?

Se você pegar os confrontos até a final, o Brasil só vai pegar seleção campeã do mundo, então não tem mais o que escolher. Uma seleção que desponta para ganhar uma Copa, ainda mais em casa, tem de enfrentar qualquer adversário, independente de Espanha e Holanda.


L!Net: Felipão será decisivo de novo?

O dedo dele é fundamental para ajudar essa garotada. Ele vai mostrar a eles a importância de jogar uma Copa e de ser campeão.


L!Net: A lateral direita tem dono?

Está em ótimas mãos, tanto com Maicon como com Daniel Alves, que são jogadores do futebol mundial.


L!Net: Crê que Neymar chegará pronto para a responsabilidade em junho?

Prontíssimo. E poderia estar pronto bem antes, né? Eu sempre defendi que ele tinha que sair do Brasil. Há mais de três anos eu dizia a ele em algumas conversas que se fosse para fora, voltaria em 2014 com outra mentalidade, com uma cabeça diferente, mais experiente. É o que está acontecendo.


L!Net: E o que ele dizia para você?

Ele só dava risada (risos).


L!Net: Teme atrasos nos estádios?

Todos estarão em plenas condições para a prática do futebol até a Copa. Alguns estão atrasados, mas não vai ser por falta de estádio que não teremos a Copa do Mundo. Estão ficando perfeitos.