sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Qual foi o momento mais marcante para o futebol brasileiro em 2013?


Muitos momentos marcaram o futebol brasileiro no ano de 2013. Alguns foram tristes, de violência, outros de muito felicidade, dando aos times do país muitos motivos para comemorar. E no último programa do ano, o quer saber: O que foi mais marcante para o futebol brasileiro?


jogadores brasil troféu final copa das confederações (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Capitão Thiago Silva levanta a taça de campeão

(Foto: André Durão / Globoesporte.com)


Em 30 de junho de 2013, o Brasil mostrou que ainda deve ser temido, e muito. Contra uma Espanha favorita e campeã do mundo, o desacreditado time de Felipão mostrou quem manda no futebol e fez linda festa em casa ao vencer a partida por 3 a 0. O país do futebol e sede da Copa do Mundo de 2014 iniciou naquele dia a trajetória para o grande evento. O capitão Thiago Silva levantou a taça da Copa das Confederações e a seleção brasileira se tornou campeã da competição pela quarta vez. Os gols foram marcados por Fred (dois) e Neymar, que também foi eleito o melhor jogador da partida. A Roja não perdia há 29 partidas - consideradas as oficiais.


No dia 24 de julho, o Atlético-MG conquistou o título mais importante da sua história, a Taça Libertadores. Depois de perder para o Olimpia no jogo de ida, no Paraguai, por 2 a 0, o Galo tinha 90 minutos para fazer dois gols, no mínimo, para conseguir levar o jogo à prorrogação e aos pênaltis. E foi o que fez o Alvinegro. Com 2 a 0 no placar, gols de Jô e Leonardo Silva, o time mineiro levou a partida para o tempo extra, que terminou em 0 a 0. Nas penalidades, o resultado foi de 4 a 3 em campo, e milhares de gritos de campeão dos torcedores nas arquibancadas, que lotaram o Mineirão.


Já no Mundial, a campanha do Galo deixou a desejar e decepcionou os milhões de torcedores alvinegros. Em 18 de dezembro, mais um brasileiro perdeu para um time africano na semifinal da competição. O Atlético-MG repetiu a história do Internacional, de 2010, que foi derrotado pelo Mazembe, e perdeu para o Raja Casablanca, deixando escapar a chance de enfrentar o Bayern de Munique na final e se tornar o mais novo campeão do mundo.


Para o rival, o ano também foi de conquista. Após 10 anos do título histórico do Cruzeiro de Alex, a Raposa novamente se tornou incontestável para o país.


Cruzeiro levanta a taça (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Cruzeiro campeão brasileiro de 2013

(Foto: Reprodução / TV Globo Minas)


Com campanha impecável no Campeonato Brasileiro de 2013, o Cruzeiro se sagrou campeão com quatro rodadas de antecedência, no dia 13 de novembro, quando ganhou do Vitória por 3 a 1. O time nem precisava entrar em campo, já que o Criciúma havia ganhado do Atlético-PR em jogo realizado mais cedo.


A Raposa terminou a competição com 76 pontos, maior número de vitórias (23 ao total, cinco a mais que os times que tiveram o segundo maior número – Grêmio e Atlético-PR), melhor ataque (72 gols), apenas oito derrotas, e terceira melhor defesa do campeonato, atrás apenas de Corinthians e Grêmio.


A torcida Celeste também teve grande participação na conquista do Cruzeiro, lotando o Mineirão, no qual apoiou e empurrou o time em todos os momentos, transformando o estádio em um verdadeiro caldeirão.


Em 27 de novembro, outro grande clube do país fechou o ano com chave de ouro. Depois de passar por temporada conturbada, de crise, o Flamengo salvou a campanha de 2013 com o título da Copa do Brasil. Após empatar com o Atlético-PR, na partida de ida da final, o Rubro-Negro carioca precisava apenas do empate para ser campeão. Mas, com o Maracanã lotado por quase 70 mil torcedores, o time deu de presente para a torcida uma vitória por 2 a 0, com gols de Elias e Hernane, nos minutos finais do duelo. O “Brocador” ainda levou o título de artilheiro do campeonato, com oito gols.


Porém, o ano de 2013 não foi só de conquistas e festa. O futebol brasileiro também passou por momentos tristes e foi marcado, novamente, pela violência. O caso mais sério aconteceu no jogo entre Atlético-PR e Vasco, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, em Joinville. O jogo que tinha o Furacão como mandante era para ter sido lembrado como o dia em que o Rubro-Negro conquistou uma vaga na Libertadores de 2014 e o Vasco foi rebaixado para a Série B, questões que são resolvidas dentro de campo. Mas, ao protagonizarem cenas de barbárie, os torcedores que viraram manchete da partida.


confusão torcida Atlético-PR e Vasco jogo (Foto: Gustavo Rotstein)Confusão entre torcidas do Atlético-PR e do Vasco

(Foto: Gustavo Rotstein)


A briga paralisou o jogo aos 17 minutos do primeiro tempo, quando os paranaenses venciam por 1 a 0. Um grupo de torcedores do Furacão e outro de vascaínos trocaram socos e pontapés, na área que dividia as duas torcidas. A polícia demorou a agir e, somente depois de alguns minutos do início da confusão, alguns oficiais apareceram para conter o tumulto. Quatro pessoas removidas pela equipe médica foram levadas para o Hospital São José, em Joinville. Depois de uma hora e dez minutos, a partida voltou a ser disputada e o Rubro-Negro venceu por 5 a 1. A confusão chegou a ser divulgada no exterior, manchando a imagem do país, que sediará a Copa do Mundo de 2014.


Outro fato que roubou a cena em 2013 foi a interferência do STJD na tabela do Campeonato Brasileiro. Após a última rodada da competição, Fluminense, Vasco, Ponte Preta e Náutico eram os times rebaixados para a Segunda Divisão. Porém, com a irregularidade na escalação de dois jogadores na última partida do Brasileirão, o rumo do campeonato foi outro. Héverton, meia da Portuguesa, havia sido suspenso por dois jogos pelo STJD, por conta de uma expulsão contra o Bahia na 36ª rodada, e entrou no segundo tempo da partida contra o Grêmio, no Canindé, pela 38ª rodada. Já André Santos, do Flamengo, foi expulso contra o Atlético-PR na segunda partida da final da Copa do Brasil, dia 27 de novembro, e pegou um jogo de gancho. Mesmo assim, enfrentou o Cruzeiro na última rodada.


Os casos foram julgados no STJD e Lusa e Fla foram punidos, perdendo quatro pontos no Brasileiro. A pena tirou a Portuguesa da Série A da competição nacional e salvou o Fluminense, até então rebaixado.