segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Formados no terrão, ídolos do Santos aprovam 'varzeanos' Damião e Rildo


O futebol de várzea ainda pode ser considerado um celeiro de craques, apesar da sensível queda na oferta de campos pelo Brasil e do predomínio de escolinhas como primeiro reduto das jovens promessas. Os ex-jogadores Pepe e Clodoaldo, dois dos grandes ídolos da história do Santos, são exemplos de atletas que passaram pelo “terrão” antes de integrar os times de base do Peixe. E com a experiência de quem acumulou títulos nacionais e internacionais no Alvinegro, eles dão aval à chegada de duas pérolas da várzea à Vila Belmiro: Leandro Damião e Rildo.


O ex-atacante do Internacional, já anunciado pelo Santos e que custou € 13 milhões (R$ 41 milhões), atuou na várzea de São Paulo e defendeu clubes como o Família Tupi City e o Estrela da Saúde. Já Rildo, que pertence à Ponte Preta e cujo agente vai se reunir com a diretoria do Peixe nesta segunda-feira), jogou pelo Noroeste da Vila Formosa, trocando o “terrão” pelo gramado apenas aos 19 anos, quando foi para o Fernandópolis.


Leandro Damião, Criança, Especial (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Agora santista, Leandro Damião iniciou a carreira nos campos de várzea de São Paulo (Foto: Alexandre Lozetti)


- É diferente começar na várzea. Ela é mais salgada, o pau come mais (risos). Você enfrenta situações adversas, o cara quer te marcar, dar porrada... Aconteceu muito comigo. Mas não basta o cara saber resistir à pressão: ele tem de ter qualidade, jogar bem – destaca Pepe.


Tanto Damião como Rildo ganharam elogios de Pepe e Clodoaldo. O “Canhão da Vila” – que, na várzea de São Vicente (SP), defendeu Comercial, Vila Melo e Continental – crê que o ex-camisa 9 do Internacional pode ser o goleador que o Santos precisa, e acredita no entrosamento entre ele e o atacante da Ponte Preta, caso Rildo acerte com o Peixe.


Pepe com busto, Santos (Foto: Lincoln Chaves)Ídolo do Santos, Pepe aprova contratação de Damião e elogia Rildo (Foto: Lincoln Chaves)


- Gostei muito (da contratação de Damião). É um jogador que faz gols, artilheiro. Tem um físico privilegiado. Não é tecnicamente perfeito, mas é goleador. Lembra muito o Kita, atacante que eu comandei na Inter de Limeira em 1986, quando fomos campeões paulistas. Depois que o Neymar saiu (do Santos), ficamos sem esse fazedor de gols. É um cara que preocupa, isso sempre é bom. Tem presença de área – destaca Pepe.


- Sobre Rildo, eu realmente o conheço pouco. Pelo que vi na Ponte, é um especialista em contra-ataques, outro estilo. Mas pode ter um casamento bom com o Damião. Um cara de área e outro que se movimenta bem pelos lados – completa.


Clodoaldo, que brilhou no Barreiros, um dos mais famosos times da várzea de Santos, fez coro a Pepe e também aprovou a contratação de Damião e o interesse do Peixe em Rildo.


- São grandes jogadores que o Santos está buscando no mercado para formar um time competitivo, dar esse reforço ao elenco santista – resume.