sábado, 30 de agosto de 2014

Após suspensão de jogo com Grêmio, Peixe cancela a venda de ingressos


aranha gremio x santos racismo torcedora (Foto: Roberto Vinicius/ELEVEN/Agência Estado)Aranha sofreu injúria racial no estádio do Grêmio

(Foto: Roberto Vinicius/ELEVEN/Agência Estado)


O Santos cancelou a venda de ingressos para o segundo jogo contra o Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A partida foi suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o caso de injúria racial de torcedores gremistas contra o goleiro Aranha seja julgado - o que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia para o qual estava programada a partida, na Vila Belmiro.


A venda dos bilhetes havia começado na sexta-feira à tarde, mas apenas para associados, pelo portal Sócio Rei. O sócio que adquiriu a entrada não terá prejuízo. Segundo o Santos, os valores cobrados serão estornados.


A denúncia


O Grêmio responderá por ato de discriminação racial por parte de torcedores, além do arremesso de papel higiênico no gramado e atraso. O clube corre risco de exclusão na Copa do Brasil e multa de até R$ 200 mil. A denúncia se apoia no artigo 243-G (discriminação racial) e no 213 (arremesso de objeto em campo) do CBJD.


A arbitragem também foi denunciada. Na primeira versão, o juiz Wilton Pereira Sampaio não fez menção, na súmula, às ofensas. Após analisar as imagens, colocou um adendo relatando as injúrias. Ele e os assistentes Kleber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock e o quarto árbitro Roger Goulart, citados nos artigos 261-A e 266 do CBJD, estão sujeitos a suspensões de até 90 dias e 360 dias, respectivamente.


Aranha


No início da tarde de sexta-feira, Aranha esteve no 4º Distrito Policial (DP) de Porto Alegre e fez um boletim de ocorrência sobre as injúrias raciais das quais foi vítima na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, na Arena. Antes de deixar a capital gaúcha, o camisa 1 fez um último pronunciamento sobre o caso.


Na chegada ao Rio de Janeiro, ele preferiu ficar em silêncio. Neste sábado, o arqueiro treinou normalmente e atendeu jovens das categorias de base do Volta Redonda na Gávea. Aranha encara o Botafogo neste domingo, no Maracanã, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.