Cesar Sampaio e Luisinho duelam com Santos e Botafogo em 1990 (Foto: Márcia Zoet / Agência Estado)
Botafogo e Santos farão história neste domingo. Quando o árbitro catarinense Rodrigo Alonso Ferreira der início à partida no Maracanã, às 16h, terá começado o 100º confronto entre os alvinegros. Um duelo equilibrado na estatística, disputado desde 1918 e recheado de craques e partidas decisivas.
Pelé, Pepe, Coutinho, Gylmar dos Santos Neves, Garrincha, Zagallo, Amarildo, Nilton Santos. Com tantos astros atuando em lados diferentes, é possível entender o porquê do equilíbrio. Em 99 jogos, a vantagem é do Santos, mas por pouco: são 36 vitórias, contra 35 do Botafogo, além de 28 empates. Só no Maracanã foram 15 partidas, com sete triunfos dos cariocas, cinco santistas e três igualdades.
Nos anos 60, o Santos obteve vitórias significativas sobre o Botafogo. Em 1963, fez 5 a 0 no rival carioca na decisão da Taça Brasil (de 1962), no Maracanã, e garantiu o bicampeonato do torneio. No mesmo ano, eliminou o adversário nas semifinais da Libertadores, goleando por 4 a 0 (outra vez no Maracanã).
O Botafogo, porém, devolveu a perda do título nacional mais de 30 anos depois, ao conquistar o Brasileiro de 1995 em cima do Santos. Após vencer por 2 a 1 no Maracanã, um empate por 1 a 1 no Pacaembu, na volta, deu o troféu aos cariocas. O gol do título, marcado por Túlio, até hoje é contestado pelos santistas.
De volta ao Maraca
O clássico, aliás, volta ao Maracanã após oito anos. Na última vez em que as duas equipes se enfrentaram no local, em 2006, o Bota levou a melhor: 4 a 3. Já a mais recente vitória santista sobre o rival no estádio foi em 2000: 2 a 0, gols de Dodô e Caio. No último embate entre os times, deu Botafogo: 2 a 1, mas na Vila Belmiro.
Treinador do Santos em 2009, Vagner Mancini terá agora a oportunidade de estar do outro lado. Para ele, o peso histórico do clássico faz a partida deste domingo ganhar um peso ainda maior.
- Tenho certeza de que será um bom jogo. As duas equipes não estão muito bem no Campeonato Brasileiro, mas historicamente sempre fazem grandes partidas. Espero que seja mais um grande jogo e que o Botafogo possa ir bem - destacou Mancini.