O ex-jogador e gerente de futebol do Santos, Zinho, foi mais um a repudiar as ofensas racistas sofridas pelo goleiro santista Aranha na noite desta quinta-feira, durante a vitória do time paulista contra o Grêmio, na arena do clube gaúcho. Imagens flagraram uma torcedora gritando “macaco” na direção do goleiro, que ainda cobrou uma atitude do árbitro durante a partida e ainda citou gestos de outros torcedores gremistas. Zinho isentou o clube gaúcho de possíveis punições, mas pediu a colaboração na identificação da torcedora (assista ao vídeo).
- Dentro do vestiário estávamos muito tristes, indignados com a atitude dessa torcedora, que não cabe mais no futebol, no mundo ou na vida. Está detectada a pessoa, vi as imagens, eu mesmo assisti, e acho que essa pessoa vai ter que responder sobre essa atitude racista dela. E o Aranha tem total apoio nosso, o Santos é totalmente contra essa atitude. Sobre alguma atitude que o Santos vá tomar, nesse momento não tenho como falar, isso é uma coisa mais jurídica. Não temos nada contra o Grêmio, essa torcedora que vai ter que responder - afirmou o dirigente, na saída do estádio.
- Robinho cobra punição aos racistas; Dracena critica grupo de torcedores
- Grêmio defende punição a torcedores: "Não vamos compactuar com racismo"
- Racismo de gremistas na Arena gera revolta nas redes sociais
Depois da partida, Aranha se mostrou indignado com o ocorrido e ainda ressaltou que o fato não é raro de acontecer na casa do Grêmio. Zinho acredita que o clube tenha condições de colaborar na identificação da torcedora flagrada pelas câmeras, e pede que ela sim responde pelas atitudes.
- Acho que a partir do momento em que a diretoria do Grêmio repudia essa atitude, e detectando a torcedora que fez isso, e ela responda por isso, acho que o clube vai fazer a parte dele. A gente não pode generalizar. O jogo foi aqui e com certeza a diretoria do Grêmio, que tem competência para isso, vai tomar as atitudes. Não pode passar em branco, a pessoa que fez isso ela sim tem que responder por isso - concluiu.
Aranha reclama de xingamentos com arbitragem durante jogo contra o Grêmio (Foto: Reprodução SporTV)