quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Comentaristas apontam marketing falho dos clubes para elevar torcida


Os clubes brasileiros não fazem grandes ações para aumentar o seu número de torcedores. A opinião é dos comentaristas do “Arena SporTV” , e foi motivada pela pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com o jornal Lance!, que mantém Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco como os clubes de maior torcida do país.


- Quando joguei no Barcelona, havia sessão de autógrafos em todos os jogos fora dentro da Espanha com dois jogadores do elenco. Além de agradar a torcida, trazia outros interessados, e o clube ia conquistando aquele cara – relata.


Segundo o levantamento, o Flamengo tem o maior número de torcedores no Brasil, com 16,2% de preferência, o que equivaleria a 32,5 milhões de rubro-negros, isso com base na estimativa do IBGE de 2013. O clube, porém, teve queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa de 2010. O Corinthians cresceu 0,2 ponto percentual, atingindo 13,6% e 25,9 milhões de torcedores.



- O Corinthians chegou a Cuiabá com muita torcida na recepção. Será que o marketing fez alguma ação? Será que um jogador foi em alguma loja do clube, deu autógrafo. Há um potencial enorme que não é aproveitado. O jogador mal acena para o torcedor. Não foi treinado para isso – comentou Marco Antônio Rodrigues.


Belletti no Barcelona com a taça da Liga dos Campeões 2006 (Foto: AFP)Belletti atuou no Barcelona, onde venceu a taça da Liga dos Campeões de 2006 (Foto: AFP)