sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sob forte assédio, Aranha chega em silêncio ao Rio de Janeiro


Santos chegada Rio de Janeiro (Foto: Lincoln Chaves)Aranha é cercado por fotógrafos no Rio

(Foto: Lincoln Chaves)


Aranha foi o centro das atenções no desembarque do Santos no Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, no início da noite desta sexta-feira. O goleiro, alvo de injúrias racistas na vitória de quarta-feira sobre o Grêmio, por 2 a 0, em Porto Alegre, foi cercado por cinegrafistas e fotógrafos, mas caminhou em silêncio até o ônibus que levou o Peixe ao hotel em que ficará hospedado. O Alvinegro vai a campo no domingo, às 16h, contra o Botafogo, no Maracanã, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Enquanto aguardava a liberação das bagagens no aeroporto, Aranha, tal qual os demais santistas, atendeu a curiosos e fãs que pediam fotos. O assunto das injúrias racistas proferidas por alguns torcedores do Grêmio, naturalmente, foi comentado. No voo de Porto Alegre até o Rio de Janeiro, o goleiro se sentou ao lado de um casal e viajou calado, ouvindo música em fones de ouvido.


Aranha também optou pela discrição no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Ele chegou ao local sem alarde e, ao entrar na área de embarque, foi direto para uma livraria. O goleiro passou boa parte do tempo de espera no local e foi abordado por poucos curiosos - os atacantes Leandro Damião e principalmente Robinho foram os mais assediados.


No início da tarde desta sexta-feira, Aranha esteve no 4º Distrito Policial (DP) de Porto Alegre, onde fez um boletim de ocorrência (BO) sobre o caso. Pela manhã, ele escreveu uma nota lamentando o ocorrido e citou Martin Luther King. Apesar disso, o goleiro disse que ficou satisfeito com a repercussão do caso e com a identificação dos responsáveis pelos insultos durante o jogo.


Durante a partida, Aranha avisou ao árbitro Wilton Pereira Sampaio que havia sido alvo de injúria racial. O juiz, porém, sequer registrou o acontecimento na súmula. Na manhã desta sexta-feira, ele acrescentou um adendo ao documento, dizendo que apenas depois do jogo teve conhecimento do fato. O Grêmio poderá ser punido.


Além do desabafo em campo após o jogo e do texto que publicou em uma rede social, Aranha se manifestou também em nota oficial no site do Santos. Robinho, Arouca e Edu Dracena prestaram solidariedade ao companheiro após a partida. O Peixe promete se empenhar para punir os torcedores que xingaram o goleiro. O advogado do clube, Cristiano Caus, afirmou ao GloboEsporte.com que o clube vai "até o fim" no caso.


Santos Aranha aeroporto Porto Alegre (Foto: Lincoln Chaves)No aeroporto de Porto Alegre, o goleiro foi abordado por poucos torcedores (Foto: Lincoln Chaves)