quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Convocado por Dunga, Danilo admite que aprendeu a ser lateral no Porto


No dia 19 de julho de 2011, quatro dias após completar 20 anos, Danilo se desligou do Santos e se transferiu para o Porto . Um mês depois, foi chamado por Mano Menezes para defender a seleção principal do Brasil pela primeira vez, no amistoso contra Gana, em Londres. Depois jogou pela seleção brasileira por mais cinco jogos e fez um gol justamente na última partida dessa sequência, contra Nova Zelândia, na vitória por 3 a 0. Três anos após retornar ao time do país, já com alguma experiência no futebol português, Danilo reconhece que aprendeu a ser lateral no Porto. Atuando pelo Peixe, o jogador exercia a função de ala (assista ao vídeo).


- Aqui no Porto tenho jogado como lateral fixo na linha de quatro, o que para mim foi uma dificuldade muito grande no começo (da passagem pela equipe portuguesa). Porque quando jogava no Santos, tinha muita liberdade para atacar e não tinha tanta responsabilidade defensiva. Aqui, no começo, sofri muitas críticas e tive que aprender a defender. Atualmente, posso me considerar um jogador da lateral-direita, já que no Santos jogava muitas vezes no meio - avaliou.


danilo porto gol sporting (Foto: Agência Reuters)Danilo revela aprendizado tático para atuar como lateral no Porto (Foto: Agência Reuters)


Danilo reconheceu que quando era mais jovem e atuava no futebol brasileiro, queria ser "malandro" e por isso não possuía responsabilidade tática. Fazendo uma leitura dos três anos de Porto, o jovem jogador reconhece que se sente mais preparado para defender e para se posicionar, mas que aliando a nova condição à característica ofensiva.


- Às vezes, queremos ser um pouco malandro quando somos mais jovens, e temos um pouco de irresponsabilidade tática. Sofri muito com isso quando vim para Portugal. Hoje, me sinto mais preparado porque consigo defender melhor, me posicionar melhor e atacar no momento certo. Minha principal característica sempre foi ajudar e apoiar o ataque. Evoluí a parte defensiva aqui no Porto sem perder isso. Já na temporada passada, fiz alguns gols, sempre dando assistência. A minha melhora foi ajustar esse tempo de defender bem e atacar sempre na hora certa. E o pulmão tem que estar bem para fazer essa função. Mas com 23 anos ainda estou cheio de gás - revelou.



No trabalho de renovação comandado por Dunga e também por Alexandro Gallo, responsável pelas categorias de base da seleção brasileira, Danilo ganhou uma oportunidade logo na primeira convocação. Além dos seis jogos sob o comando de Mano Menezes, o ex-santista também passou pela Seleção sub-23. O lateral do Porto, inclusive, afirmou que a pressão está maior por conta da eliminação brasileira na Copa do Mundo em casa.


- Estou muito feliz por essa oportunidade nova na Seleção. É uma grande responsabilidade, a pressão é constante. Acho que depois desse resultado da Copa do Mundo (goleada do Brasil para a Alemanha por 7 a 1, na semifinal) aumentou um pouco a pressão. Nós, enquanto jogadores, temos que tentar esquecer isso e pensar daqui para frente, pensar em se empenhar, pensar em mudar aquilo que ficou para trás - disse.