Aranha foi ofendido na partida contra o Grêmio, na Arena, quinta-feira passada (Foto: Diego Guichard)
A camisa que Aranha vestirá no jogo deste domingo, às 16h, contra o Botafogo, no Maracanã, trará uma mensagem contra o preconceito racial: "Sou AlviNEGRO com muito orgulho". O goleiro do Santos foi alvo de injúria racial por parte de alguns torcedores do Grêmio na vitória por 2 a 0 sobre os gaúchos, em Porto Alegre, na última quinta-feira, pela Copa do Brasil.
O Santos ainda planeja realizar outras ações alusivas ao tema - algumas até em conjunto com o Botafogo -, mas só pretende divulgá-las antes da partida, que é válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A ideia inicial era focar as ações no segundo duelo do confronto pela Copa do Brasil, antes marcado para a próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, mas o STJD suspendeu o jogo até que o caso de injúria racial seja julgado.
Aranha se pronunciou várias vezes sobre o assunto de quinta a sexta-feira. Após desabafar na saída do gramado da Arena do Grêmio, o arqueiro se manifestou em um comunicado, em um vídeo da Santos TV e em uma entrevista coletiva concedida antes do Peixe deixar Porto Alegre. No Rio de Janeiro, ele preferiu o silêncio e trabalhou normalmente neste sábado.
Robinho, Arouca e Edu Dracena, além de outros jogadores do Santos, prestaram solidariedade a Aranha, que fez um boletim de ocorrência ainda em Porto Alegre. O Alvinegro promete se empenhar para buscar punição aos torcedores que xingaram o goleiro.