Com experiências nos principais campeonatos da Europa, como o Espanhol, Inglês e Italiano, o atacante Robinho , hoje de volta ao Santos, vai ter que se acostumar novamente com o Brasileirão. Mas em meio a muitas críticas ao nível atual do campeonato nacional, Robinho vai na contramão e coloca a competição num nível melhor que, por exemplo, o Campeonato Italiano, que disputou até a temporada europeia passada (assista ao vídeo).
- O Italiano é muito defensivo, primeiro eles querem marcar para depois jogar. Primeiro eles pensam na defesa. É mais difícil jogar (o Italiano), para você chutar uma bola para o gol tem uns 15 pés na sua frente, muito difícil. Acho que o nosso (campeonato) ainda está melhor que o Italiano. Talvez eles tenham mais força física e disciplina tática, mas o nosso ainda está melhor - avaliou.
Robinho elogia o Campeonato Brasileiro
(Foto: Ricardo Saibun / Agência Estado)
O atacante não vê o equilíbrio do Brasileirão como demonstração de pouca qualidade técnica do campeonato. Como exemplo, cita ainda o Espanhol, onde quase sempre Real Madrid e Barcelona polarizam a disputa pelo título. Robinho admite o favoritismo hoje no Cruzeiro, mas não o vê com a mão na taça.
- É uma coisa muito boa (o equilíbrio). Talvez isso que faça o futebol brasileiro ainda continuar apaixonante. O Cruzeiro está bem porque tem grupo, se estrutura, mas não é que já vai ser campeão. No Espanhol, Real e Barcelona ficam com 20 pontos na frente dos outros - afirmou.
Robinho tem contrato com o Milan até o fim de 2016, e chegou ao Santos neste mês num acerto de empréstimo por um ano. Porém, o contrato tem uma cláusula que prevê saída em janeiro de 2015 caso o clube italiano recebe uma proposta de venda na próxima janela de transferências.
Robinho volta a campo já na quarta-feira, às 19h30, quando o Santos enfrenta o Atlético-PR na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe ocupa o décimo lugar na classificação, com 20 pontos.