domingo, 1 de dezembro de 2013

Após frustração na Copa do Brasil, Furacão pega Peixe pela América


montagem Montillo e Marcelo Santos x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)Montillo e Marcelo são as armas de Peixe e Furacão

para o duelo deste domingo (Foto: Editoria de Arte)


Depois de perder o título da Copa do Brasil para o Flamengo, na última quarta-feira, o Atlético-PR encara o Santos neste domingo, no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de olho em uma vitória que asseguraria o clube na Taça Libertadores da próxima temporada. Sem chances de chegar ao G-4 e sem risco de rebaixamento, o Peixe tem como único objetivo superar a campanha de 2012 e se apega à história para endurecer o jogo contra o Furacão.


Na oitava colocação, com 51 pontos, o Alvinegro precisa de apenas uma vitória nas últimas duas rodadas do Brasileirão para bater a meta estabelecida pelo técnico Claudinei Oliveira, que quer em 2013 um desempenho melhor do que o conquistado na temporada passada, quando o time encerrou o torneio com 53 pontos.


O Atlético-PR tenta se recuperar da derrota na final da Copa do Brasil da melhor forma possível. Se vencer, depende de tropeços de Goiás (que visita o Grêmio) e Botafogo (que pega o Coritiba) para conquistar a vaga neste domingo. Com essa combinação, o Furacão ficaria pelo menos entre os três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.


PremiereFC 1, PremiereFC HD e PremiereFC Internacional transmitem o jogo ao vivo, com narração de Linhares Jr e comentários de Wagner Vilaron. O GloboEsporte.com acompanha a partida em tempo real a partir das 19h, com vídeos dos principais lances.


header as escalações 2 (Foto: arte esporte)


Santos: Claudinei Oliveira não poderá repetir o time mais uma vez. Sem Arouca, suspenso, o técnico santista confirmou o jovem Alan Santos. Além disso, ele não terá Alison, machucado. Seu substituto será Marcos Assunção ou Renato Abreu. Assim, o provável Peixe é o seguinte: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Marcos Assunção (Renato Abreu), Alan Santos, Cícero e Montillo; Geuvânio e Thiago Ribeiro.


Atlético-PR: Léo, Everton, Bruno Silva e Roger - desfalques na final da Copa do Brasil - ficam à disposição. Os dois primeiros devem ser titulares. Já Pedro Botelho e Paulo Baier, ausentes no treino de sexta-feira, devem ficar fora - Juninho e Fran Mérida são os prováveis substitutos. Com isso, o Furacão deve ter Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho (Juninho); Deivid, Zezinho, Everton e Fran Mérida (Paulo Baier); Marcelo e Ederson.


header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)


Santos: o zagueiro Neto (em recuperação de lesão no joelho esquerdo), o volante Arouca (suspenso), o meia Léo (em recuperação de uma cirurgia no joelho direito) e o atacante Giva (em recuperação de uma operação no ombro esquerdo e em tratamento de uma inflamação no púbis).


Atlético-PR: o lateral-esquerdo Willian Rocha (em recuperação de uma cirurgia no joelho direito).


header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Santos: Alison, Bruno Peres, Cicinho, Durval, Edu Dracena, Emerson, Gustavo Henrique, Montillo, Rafael Galhardo e Willian José


Atlético-PR: Bruno Silva, Dráusio, Everton, Felipe, Juninho, Weverton e Zezinho


header o árbitro (Foto: ArteEsporte)


Wagner Reway (MT) apita o jogo, auxiliado por Marrubson Melo Freitas (DF) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE). O árbitro já atuou em nove partidas neste Brasileiro, sendo uma do Peixe e uma do Furacão. Ele tem média de 4,4 cartões amarelos aplicados e já expulsou seis jogadores. Reway já marcou dois pênaltis e assinala 36,3 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.


header_estatisticas (Foto: arte esporte)


Santos: Novamente longe da Vila Belmiro, o Santos faz seu último jogo como mandante neste Brasileirão. Para vencer o vice-líder Atlético-PR, o Peixe conta com a forte pegada na marcação. A equipe é a segunda com mais roubadas de bola no campeonato, com 506 ao todo, uma média de 14 por partida. Os principais ladrões do elenco são Cicinho e Alison, que já conseguiram 67 e 64 roubos, respectivamente.


Atlético-PR: Na briga para ser vice-campeão brasileiro, o Furacão precisa bater o Santos fora de casa. Porém, o time do técnico Vagner Mancini terá que derrubar um tabu histórico. O Atlético-PR nunca derrotou o Peixe como visitante na competição. Em 16 jogos, foram 12 vitórias dos paulistas e quatro empates. Se o rival é forte nas roubadas de bola, o Rubro-negro Paranaense é o oposto. O time é apenas o penúltimo neste quesito, com 419 ao todo, uma média de 11,6 por partida.


header_na_historia (Foto: arte esporte)


No dia 4 de outubro de 2008, o Santos goleou o Atlético-PR pelo placar de 4 a 0 (veja os gols ao lado), no Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória santista foi construída com gols do zagueiro Fabiano Eller, do meia Molina e dos atacantes Kléber Pereira e Nelson Cuevas. Confira a ficha técnica completa da partida no Futpédia.