quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Com o fim do primeiro turno, conheça os "homens de ferro" do Brasileirão


No Campeonato Brasileiro de 2010, o argentino Conca , do Fluminense, chamou a atenção por jogar todas as 38 rodadas da competição, ajudando o Tricolor das Laranjeiras a conquistar o tricampeonato. Na edição atual, cinco jogadores de linha continuam na briga para alcançar a marca do meio-campo do clube carioca: os zagueiros Bolívar (Botafogo) e Fábio Ferreira (Criciúma), o lateral-esquerdo do Internacional Fabrício e os volantes Ralf (Corinthians) e Jean (Fluminense). Além desses verdadeiros "homens de ferro", mais oito goleiros, inclusive, o "quarentão" Rogério Ceni , do São Paulo, completam o seleto grupo de incansáveis do Brasileirão (assista ao vídeo).


Segundo especialistas, alguns fatores genéticos podem ser determinantes para que esses jogadores possam aguentar essa verdadeira maratona. Porém, a determinação individual de cada atleta nos treinamentos também podem ter sido fundamentais para passar 1710 minutos ou mais 30 horas em campo.


- Existem jogadores que a genética favorece para trabalhos de resistência e outros para força. Então, acaba envolvendo um treinamento diferenciado e a própria recuperação passa a ser um pouco diferenciada - comentou o fisiologista do Botafogo Matheus Fontes.


Ralf jogo Corinthians x Figueirense (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ralf, do Corinthians, é um dos "homens de ferro" do primeiro turno (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


No time da Estrela Solitária, o experiente Bolívar afirma que chega 1h30 antes do início do treinamento dos companheiros para fazer um reforço com a musculação. Para o fisioterapeuta do clube, entretanto, até técnicas orientais de acupuntura são usadas no zagueiro para que ele aguente todos os jogos.


- É um atleta privilegiado, com individualidade biológica importante e é um atleta altamente profissional. E quando tem oportunidade, nós fazemos acupuntura, que, na verdade, a gente faz um equilíbrio tanto físico quanto mental. E ele diz que entra no jogo mais calmo e mais tranquilo - explicou Fábio Azevedo.


Conca gol Fluminense x Vitória (Foto: Photocamera)Em 2010, Conca jogou todos os jogos do Fluminense nas 38 rodadas do Brasileirão (Foto: Photocamera)