segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Palmeiras soma humilhações desde 2000; lista tem Ponte, Coxa, Mirassol...


Somente o placar de 6 a 0 para o Goiás, neste último domingo, já sinalizaria uma página humilhante na história do Palmeiras. Mas essa derrota traz ainda outros componentes negativos para o Alviverde. No Campeonato Brasileiro, significou que o time assumiu a lanterna da competição, tornando ainda mais dramática a luta contra o rebaixamento (reveja goleada do Goiás no vídeo ao lado). Além disso, ampliou uma extensa lista de goleadas humilhantes que o clube palestrino já sofreu.


De 2000 em diante, foram nada menos que 11 oportunidades em que o adversário saiu de campo após marcar cinco ou mais gols. A lista vai de times expressivos até menos expressivos e conta com clubes como Ponte Preta, Coritiba, Mirassol, Vitória...


O Vitória foi o time que mais vazou a defesa alviverde em um jogo nas últimas décadas. Foi pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2003, quando o Rubro-Negro baiano venceu por 7 a 2, em jogo realizado no estádio Palestra Itália. O atacante Nádson brilhou com quatro gols. Também fizeram pelo Vitória: Marcelo Heleno, Zé Roberto e Dudu Cearense. Correa e Thiago Gentil fizeram os tentos palmeirenses (relembre no vídeo ao lado). Outra derrota sintomáica do Palmeiras na mesma competição, só que nas quartas de final de 2011, foi para o Coritiba, por 6 a 0.


Pelo Brasileiro, mais seis goleadas humilhantes


A competição que o Palmeiras mais sofreu nas mãos dos oponentes foi mesmo o Campeonato Brasileiro. A história começa em 2000, quando o Alviverde perdeu para a Ponte Preta por 5 a 1. Washington, que mais tarde ficaria conhecido como Coração Valente após passar por uma cirurgia cardíaca, em 2003, fez três na ocasião. Completaram a goleada da Macaca Adrianinho e Hernani. Galeano fez o de honra para os paulistas.


No Brasileirão, o Palmeiras ainda sofreu placares agressivos para o Fluminense (6 a 2, em 2001); Paraná (5 a 1, em 2002); Figueirense (6 a 1) e Santos (5 a 1), ambas em 2006; Cruzeiro (5 a 0, em 2007); Flamengo (5 a 2, em 2008) e, após ficar seis anos sem tomar cinco ou mais gols em uma mesma partida, sofreu a goleada por 6 a 0 para o Goiás.


Mirassol garantiu entrada na lista de carrascos palmeirenses em 2013


A lista pra lá de negativa na história do Palmeiras conta até com outro time do interior de São Paulo. Pela 15ª rodada do Campeonato Paulista de 2013, o Mirassol aplicou uma goleada por 6 a 2 no time palestrino, no estádio Municipal de Mirassol. Caion, duas vezes, Camilo, Leomir e Medina foram os responsáveis pelo resultado histórico, que ainda contou com o gol contra do zagueiro palmeirense Marcos Vinicius. Descontaram para o Alviverde Ronny e Caio Mancha.


Entre 2002 e 2010, o Palmeiras também sofreu goleadas em que o adversário balançou as redes quatro vezes. Foram em sete ocasiões. Confira na lista abaixo:


2002

Palmeiras 0 a 4 Atlético-MG (Campeonato Brasileiro)


2005

Atlético-PR 4 a 0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro)

América 4 a 1 Palmeiras (Campeonato Paulista)


2006

São Paulo 4 a 1 Palmeiras (Campeonato Brasileiro)

Internacional 4 a 1 Palmeiras (Campeonato Brasileiro)


2008

Palmeiras 4 a 1 Sport (Copa do Brasil)


2010

Palmeiras 1 a 4 São Caetano (Campeonato Paulista)


deola palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)Deola foi mais um goleiro do Palmeiras e colecionar gols no mesmo jogo (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras)