A noite de quarta-feira, 10 de setembro, dificilmente será esquecida por Patric , do Sport. O lateral-direito, que já passou por Atlético-MG, Cruzeiro e Benfica, por vezes é encarado como veterano, por conta da sua rodagem no futebol. Seus 25 anos, no entanto, ainda mostram que o amadurecimento tem feito parte de sua vida. Se chegou à seleção brasileira sub-20 em 2008 e 2009, o jogador teve um certo "sumiço" dos maiores holofotes, mas lembrou seus melhores momentos diante do Santos na vitória por 3 a 1. Caracterizado por ser um atleta que se lança ao ataque, ele fez algo que muitos atacantes invejariam: três gols. Algo raro para um lateral. Nenhum de pênalti ou falta. Todos com a bola rolando. Um show de atuação, que ainda contou com um bom desempenho defensivo, e lhe valeu a nota 9,5 - quase perfeita - pelos avaliadores do Troféu Armando Nogueira, garantindo o prêmio de melhor da rodada.
Do São Paulo vieram outros nomes com boas atuações neste meio de semana. Rogério Ceni , apesar dos dois gols sofridos fez quatro grandes defesas - duas delas cara a cara com Wallyson - que garantiram a tranquilidade ao Tricolor para bater o Botafogo por 4 a 2. Se o goleiro brilhou lá atrás, o volante Souza apareceu bem na frente. Forte na contenção durante todo o jogo, ele ainda apareceu para marcar dois dos quatro gols na equipe, sendo crucial para a construção do placar.
Vale ainda destaque para Martinuccio , do Coritiba, que teve grande participação contra a Chapecoense, ajudando o Coxa a sair com a vitória por 3 a 0. Além dele, Ricardo Goulart , do Cruzeiro, voltou da Seleção e comandou a virada do Cruzeiro sobre o Bahia no Mineirão. Ambos receberam nota 8,0.
A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GloboEsporte.com. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
Goleiro
Foram ao menos quatro intervenções providenciais que salvaram o São Paulo de sofrer gols. Em duas delas, lances em que o atacante estava apenas com ele pela frente. Rogério Ceni não decepcionou os tricolores e recebeu nota 8,0. Sofreu dois gols, em que não teve o que fazer, mas fez bonito ao ajudar sua equipe a não levar outros e sair com a vitória na grande partida contra o Botafogo, que terminou ao 4 a 2 para o time paulista.
Lateral-direito
Patric fez uma das melhores atuações de sua carreira na partida da última quarta-feira contra o Santos. Não só uma boa consistência defensiva e transição ofensiva, ele apareceu algumas vezes como centroavante e fez algo raro, de dar inveja a muitos atacantes: três gols na mesma partida, que garantiram nota 9,5 para o lateral e o prêmio de melhor jogador da 20ª rodada do Brasileirão.
Zagueiros
Um dos gringos anteriores à "Era Gareca" no Palmeiras, Victorino foi um dos destaques na vitória do Verdão sobre o Criciúma. Impecável nas bolas aéreas e preciso nos desarmes, o uruguaio recebeu 7,0. A nota foi a mesma de Welinton , do Coritiba, que segurou bem o ataque da Chapecoense e por pouco não deixou sua marca na partida.
Lateral-esquerdo
Reserva de luxo no São Paulo, Michel Bastos vai provando sua versatilidade. Jogou algumas partidas no meio, mas desta vez foi na lateral esquerda que ele se destacou. Muita facilidade para atuar, levou vantagem sobre a defesa do Botafogo e foi preciso no cruzamento para o gol de Alan Kardec. Nota 7,5 para ele.
Volante
Souza, do São Paulo, cumpriu mais do que bem seu papel na última quarta-feira. Com intensidade, foi o motor da equipe ao batalhar na defesa e aparecer com frequência na frente. Desta forma, marcou dois gols, que ajudaram o Tricolor a bater o Botafogo por 4 a 2. Uma atuação marcante, que lhe valeu nota 8,5. Ao seu lado, Lucas Silva, que soube distribuir bem o jogo e teve um papel importantíssimo na virada do Cruzeiro sobre o Bahia, recebendo nota 7,5.
Meias
Após servir a Seleção, Ricardo Goulart chegou e já foi para o jogo com o Cruzeiro. Ainda sob o espírito de vestir a "Amarelinha", o meia comandou a vitória da Raposa: sofreu um pênalti e marcou o gol da virada, conquistando 8,0 dos avaliadores. Quem completa o meio da seleção da rodada é Richarlyson , que marcou um golaço sobre o Internacional, foi importante no apoio e bem na marcação. Recebeu nota 7,5.
Atacantes
Longe dos holofotes há tempos, Martinuccio voltou a ser destaque, lembrando seus tempos de Cruzeiro e Fluminense quando fez boas apresentações. O jogador do Coxa foi o grande destaque na vitória sobre a Chapecoense, inclusive marcando um belo gol. Recebeu nota 8,0. Completa a seleção o atacante Diogo , do Palmeiras, que bagunçou a defesa do Criciúma e ainda serviu Cristaldo no gol da vitória por 1 a 0, recebendo 7,5.
Patric marcou três gols e garantiu a vitória do Sport sobre o Santos (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)