A goleada histórica do Goiás sobre o Palmeiras por 6 a 0 no último domingo foi uma soma de uma bela exibição do Esmeraldino com uma atuação desastrada da equipe paulista. Poderia até soar injusto que um jogador do time goiano se destacasse mais que os outros. Mas houve sim aquele que deu o toque especial para que uma grande vitória se tornasse uma goleada: Esquerdinha. O meia fez um primeiro tempo primoroso, infernizando a defesa do Verdão com movimentação constante e passes precisos. Deu duas assistências e ainda deixou sua marca, curiosamente com um gol de perna direita apesar do seu apelido. Na segunda etapa, manteve o ritmo, e foi o maestro da equipe até a construção do placar total. Com isso, Esquerdinha recebeu nota 9,0 dos avaliadores do Troféu Armando Nogueira, sendo eleito o craque da 23ª rodada.
Outros dois jogadores do Goiás também encontraram espaço após a grande exibição da equipe. O atacante Erik e o volante David receberam notas 8,5 e 8,0, respectivamente. Marcada por clássicos regionais, a 23ª rodada contou com o poder decisivo de dois atacantes para darem alegria a seus torcedores. Carlos, com dois gols - sendo um aos 45 minutos do segundo tempo -, e Guerrero deram as vitórias para Atlético-MG e Corinthians, respectivamente, e integram a selação do fim de semana. Quem também encontrou espaço no time foi o goleiro Dida , que garantiu a vitória do Internacional no sábado sobre o Atlético-PR com grandes defesas e recebeu nota 8,5.
A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GloboEsporte.com. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
Goleiro
A 23ª rodada ficou marcada com grandes atuações dos goleiros. Paulo Victor e Cavalieri fecharam o gol no clássico carioca. Jefferson teve grande participação no empate do Botafogo com o Criciúma. Magrão foi importante no triundo do Sport sobre o Coritiba. No entanto, nenhum deles foi tão decisivo quanto Dida, que fez ao menos quatro grandes defesas e segurou o ataque do Atlético-PR, garantindo a vitória do Internacional por 1 a 0 e uma nota 8,5 no Troféu Armando Nogueira.
Lateral-direito
Patric voltou a fazer uma grande exibição com a camisa do Sport e foi o melhor de sua posição com a nota 7,5 na rodada. Um dos jogadores mais efetivos no ataque, principalmente no primeiro tempo, sempre aparecendo com perigo no campo do Coritiba, ele deu trabalho e se destacou nas investidas. Só não teve uma nota ainda maior pela queda de produção na segunda etapa.
Zagueiros
Ao lado de Dida e Rafael Moura, Paulão foi um dos destaques da vitória do Inter fora de casa sobre o Atlético-PR. O zagueirão foi responsável por nada menos que 15 desarmes no confronto e evitou maiores perigos, ajudando sua equipe a não sofrer gols. Seu companheiro é o rival Geromel, do Grêmio, que foi um dos pilares do Tricolor na difícil vitória sobre a Chapecoense. Ambos receberam nota 7,5.
Lateral-esquerdo
Com dois gols em cobranças de pênaltis, Fábio Santos vinha fazendo uma partida memorável, com ótima participação ofensiva, ajudando o Corinthians a vencer o São Paulo no clássico paulista. Apesar de sua expulsão tola, que resultou em uma diminuição de sua avaliação para 7,0, ele ainda garantiu um lugar como o melhor de sua posição na rodada.
Volante
Na noite perfeita e histórica do Goiás contra o Palmeiras, David foi apenas um dos muitos destaques do Esmeraldino. O volante mostrou grande liderança em campo e, apesar de sua posição em campo, chegou à vontade ao ataque, deu assistência, marcou um belo gol e ainda mandou uma bola na trave. Recebeu nota 8,0 pelo conjunto da obra.
Meias
Se David foi um dos motores do Goiás, Esquerdinha foi o maestro. Sua participação foi decisiva para a construção da goleada por 6 a 0. A defesa do Palmeiras simplesmente não conseguiu para-lo em momento algum. Seu gol e sua assistência foram apenas a cereja do bolo de sua nota 9,0. Ao seu lado, Lucas Lima, que teve destaque de forma parecida: movimentação intensa, buscou o jogo, marcou um golaço e ainda serviu Robinho para marcar. Um show que lhe rendeu 8,5 no Troféu Armando Nogueira na vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense.
Atacantes
Fechando o trio do Goiás presente na seleção da 23ª rodada está Erik, que participou efetivamente das envolventes trocas de passes de seu time, quebrando a defesa do Palmeiras, e ainda deixou sua marca. Completa o ataque do fim de semana, Carlos, do Atlético-MG, e Guerrero, do Corinthians, que brilharam com gols nos clássicos contra Cruzeiro e São Paulo, e foram decisivos para as vitórias de suas equipes.
Esquerdinha foi o grande nome do Goiás contra o Palmeiras (Foto: Adalberto Marques / Ag. Estado)