segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Armandão: Lomba garante Bahia na Série A e é o craque da rodada #37


Após o fim do jogo entre Cruzeiro e Bahia, a comemoração foi da Raposa. A taça foi entregue aos jogadores, que fizeram a volta olímpica e celebraram o título de campeão com a torcida celeste. Porém, a verdadeira festa foi do Bahia. O time venceu o jogo por 2 a 1 em pleno Mineirão e se livrou do risco de rebaixamento para a Série B. E o grande herói da disputa foi Marcelo Lomba . O goleiro do Tricolor fez grandes defesas, levou a melhor sobre o ataque mais positivo da competição e agora também pode comemorar o prêmio Armandinho por ter sido o melhor jogador da 37ª rodada, com nota 9,0.


Os clubes baianos foram os grandes destaques do fim de semana. Além de Lomba, o Bahia teve Titi e Anderson Talisca como representantes na seleção da rodada, o primeiro com nota 8,5, e o meia, que marcou o gol da vitória, recebendo 8,0. Já o Vitória venceu o Flamengo por 4 a 2 e poderia ter feito muito mais. Entre os melhores, estão Juan , Marquinhos e Dinei , este último sendo o grande personagem da partida, tendo perdido um pênalti, e depois feito dois gols e uma assistência.


Vale ainda destacar as boas exibições de Cícero e Diego Tardelli , ambos com nota 8,5. O meia do Santos marcou dois gols na vitória sobre o Atlético-PR, mostrando que é o grande jogador do Peixe na temporada. Já o atacante do Galo parecia jogar em ritmo do Mundial de Clubes e levou a defesa do Fluminense à loucura com suas jogadas. Marcou um gol e poderia ter feito mais um, de placa, já próximo ao fim do jogo.


A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão – 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.


Seleção da rodada 37 Brasileirão 2013 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


GOLEIRO


Foram ao menos quatro grandes defesas. Quatro defesas que garantiram o Bahia na Série A. Tudo bem que uma passou. Mas foi suficiente. O Tricolor marcou dois gols, venceu o Cruzeiro no Mineirão por 2 a 1, pôs água no chope pela festa do título da Raposa e pôde comemorar. Sem desmerecer os outros jogadores, mas Marcelo Lomba foi o grande herói da permanência do time baiano na elite do futebol brasileiro. A grande exibição do goleiro lhe garantiu nota 9,0, sendo assim o melhor jogador da 37ª rodada. Vale ver no vídeo ao lado uma das defesas do arqueiro tricolor.


LATERAL DIREITO


Durante o Campeonato Brasileiro, Sueliton provou ser um dos melhores jogadores de sua posição. Por vezes oscilou, não fez grandes partidas, mas neste domingo ele voltou a ser destaque. Logo no início do jogo invadiu a área e sofreu pênalti (veja o lance no vídeo ao lado). Polêmico, é verdade, já que ele estava impedido no lance. Porém, foi o suficiente para garantir o 1 a 0 do Criciúma sobre o São Paulo, já que Wellington Paulista converteu a cobrança. Mas não foi só isso. O lateral do Tigre foi abusado, fez boas jogadas na linha de fundo e levou seu time à frente, em busca da vitória. Uma ótima atuação que lhe rendeu nota 7,0 na luta do Criciúma para fugir do rebaixamento. Vale aina destacar as boas exibições de Cicinho (Santos), Pará (Grêmio), Rafael Miranda (Bahia) e Ayrton (Vitória), outros atletas da posição que conseguiram se destacar.


ZAGUEIROS


Se Marcelo Lomba fechou o o gol, ele teve um escudeiro à sua frente. Titi foi um Leão perante o melhor ataque do campeonato. Foram quatro roubadas de bola e incríveis 18 desarmes na partida em que o Bahia venceu o Cruzeiro fora de casa. Uma partida memorável do zagueiro tricolor, que fez de tudo para que seu time não fosse derrotado e saiu recompensado com a permanência na Série A e a nota 8,5 no Armandão. Outro destaque na defesa nesta rodada foi Rhodolfo . O camisa 44 do Grêmio teve grande exibição diante do Goiás. Se o jogo teve baixo nível técnico, ao menos as defesas se saíram bem. E o zagueiro gremista fez intervenções importantes nos cruzamentos para área, além de ter anulado os atacantes do rival. Nota 7,5 para ele. Vale ainda destacar a boa atuação de Rodrigo Caio, apesar da derrota do São Paulo para o Criciúma.


LATERAL ESQUERDO


Juan viveu grandes momentos com a camisa do Flamengo. Foi campeão brasileiro pelo clube e viveu anos de glória no time carioca. Porém, ele deixou a identificação de lado para fazer uma grande exibição por outro Rubro-Negro. O lateral-esquerdo do Vitória, além de ter dado assistência para um dos gols de Dinei (veja no vídeo ao lado), foi o que mais recebeu faltas no jogo, o que mais deu passes - sem errar um sequer - além de ter conseguido desarmes e roubadas de bola importantes na armação dos contra-ataques para o Leão. Uma ótima atuação que rendeu nota 8,0 para o lateral.


VOLANTE


Ramiro tem se provado uma das gratas revelações do Brasileirão 2013. O volante gremista mais uma vez deu mostras de seu valor e fez uma ótima partida na vitória sobre o Goiás na Arena. Foi importante na ligação do meio com o ataque, fez boas intervenções defensivas e ainda criou toda a jogada do gol do jogo (veja no vídeo ao lado). Ele armou o contra-ataque, deu um belo drible e, mesmo errando o chute, achou Barcos, que mandou para a rede. Valeu nota 7,0 para o volante. Outro jogador da posição que fez uma boa exibição foi Leandro Donizete, que foi bem no empate do Atlético-MG com o Fluminense.


MEIAS


Mesmo fora da disputa de objetivos maiores no Brasileirão, o Santos dá mostras de como levar a sério a competição. Saiu perdendo para o Atlético-PR, mas teve forças para virar e vencer por 2 a 1. Mais uma vez, graças a uma grande exibição de Cícero. Após a saída de Neymar, o meia se tornou a principal referência do Peixe, ofuscando até Montillo, grande esperança na criação de jogadas. Diante do Furacão ele foi primordial no meio-campo e mais: marcou os dois gols da equipe (veja o segundo no vídeo ao lado), se garantindo como artilheiro da equipe na temporada. Desta forma, ele recebeu nota 8,5 por sua exibição. Seu companheiro na seleção da rodada é Anderson Talisca, mais um herói do Bahia na vitória sobre o Cruzeiro. O jogador foi premiado pela insistência. Vinha bem, criando jogadas e finalizando a gol. E próximo do fim, foi premiado com um gol meio sem jeito, mas que valeu muito para a sua equipe. Nota 8,0 para ele.


ATACANTES


O começo não parecia dos mais promissores. Depois de sofrer e perder um pênalti no início da partida, Dinei deu a volta por cima. O atacante do Vitória marcou dois gols (veja o primeiro no vídeo ao lado), deu assistência para Marquinhos e foi o grande destaque do Leão no triunfo por 4 a 2 sobre o Flamengo, recebendo nota 8,5. A avaliação foi a mesma de Diego Tardelli, que infernizou a defesa do Fluminense no Maracanã. O atacante do Galo fez um gol, armou contra-ataques e por pouco não marcou um gol de placa no fim, que selaria uma virada espetacular. Completa o trio ofensivo Marquinhos, também do Vitória. Com boa movimentação, deu o passe para o primeiro gol de Dinei, fez o dele e ainda acertou duas bolas no travessão, recebendo nota 8,0.