segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Santos planeja intertemporada no exterior durante Copa do Mundo


neymar comemoração barcelona x santos (Foto: MASTRANGELO REINO/Agência Estado)Em agosto, Santos foi atropelado pelo Barcelona (Foto: MASTRANGELO REINO/Agência Estado)


A goleada sofrida para o Barcelona, em agosto, não parece ter assustado o Santos. Prova disso é que a diretoria santista planeja uma intertemporada no exterior durante a pausa do calendário brasileiro para a Copa do Mundo 2014. A ideia foi revelada pelo presidente em exercício do Peixe, Odílio Rodrigues, na última semana.


A intertemporada em solo estrangeiro ainda não tem um destino definido, mas deve ocorrer uma semana após o início do recesso do futebol brasileiro. Nesse período, o CT Rei Pelé deve ser utilizado por uma seleção que disputará a Copa do Mundo. Dirigentes de Costa Rica e México já visitaram as instalações santistas.


Embora não confirme, o gerente de futebol Zinho não esconde a empolgação com a possibilidade de levar o time para o exterior, mas lembra que amistosos podem não levar grandes públicos aos estádios para acompanhar a excursão alvinegra.


- Se tiver a oportunidade de fazer jogos no exterior, já que todas as seleções vão estar aqui, fica mais difícil conseguir jogos com público. Podendo ter bons jogos no exterior, seria ótimo - comenta o dirigente.



Realizar uma intertemporada, porém, é certeza absoluta. Em 2013, a pausa para a Copa das Confederações foi muito importante para a recuperação do Santos no Campeonato Brasileiro e para a classificação rumo às oitavas de final da Copa do Brasil. Nos cinco jogos seguintes à paralisação, o Peixe venceu São Paulo, Portuguesa e Crac e empatou com Coritiba e Crac.


- É uma oportunidade muito boa. Vão ser 40 dias. No primeiro período, vamos dar uma folga aos atletas. Depois, fazemos essa intertemporada. Seria até um complemento da pré-temporada do início do ano. É um ano atípico e, por isso, a gente aproveita o meio do ano para completar esta pré-temporada também com jogos, não só a parte física - afirma Zinho.


Péssimas recordações


Em 2013, o retrospecto do Peixe longe do Brasil foi trágico. Em agosto, o time principal foi derrotado por 8 a 0 pelo Barcelona, na Espanha. Em setembro e outubro, uma equipe apenas por garotos representou o Alvinegro em uma excursão pela Ásia e colecionou duas derrotas: 3 a 1 para a seleção sub-23 do Vietnã e 2 a 1 para o Persipura, da Indonésia.